Bolonhesa: uma receita imbatível do molho

Bolonhesa: uma receita imbatível do molho
Compartilhe

Por Pitadas - 05 de agosto de 2014


Nesta semana aqui no Pitadas o assunto é molho à bolonhesa. A receita do Panelinha, conhece?, é famosa. Simplesmente porque é saborosa e funciona. No Cozinha Prática, cuja terceira temporada estreou ontem com lasanha à bolonhesa, o preparo recebeu alguns ajustes: a quantidade foi dobrada, para que você, que vai dedicar um bom tempo na cozinha, aproveite para usar uma parte de um jeito, reservar outra para o jantar do dia seguinte e ainda congelar outro tanto – conte com dez porções ao todo.

Se está acompanhando o Pitadas, já sabe que ele vai bem em várias preparações, e é ideal para quem gosta de receber. Tem aquele gosto de comida caseira, que nenhuma lasanha congelada de supermercado consegue substituir. Separe três horas e meia do seu dia e dedique-se: vai ficar maravilhoso!

Molho à bolonhesa
Serve: 10 porções
Tempo de preparo: 30 minutos + 3 horas para cozinhar

Ingredientes
1 kg de carne moída
2 colheres (sopa) de óleo de canola
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande
4 cenouras
6 talos de salsão
2 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de vinho branco seco
2 latas de tomate pelado com líquido (400g)
noz-moscada ralada na hora
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio e refogue a cebola, mexendo sempre, até ficar transparente. Adicione a cenoura e o salsão picados, e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar.

2. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada.

3. Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora.

4. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar.

5. Baixe o fogo, junte os tomates (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por 3 horas, com a panela semitampada, mexendo de vez em quando. O fogo deve estar baixíssimo, caso contrário, o molho irá grudar no fundo da panela. Deixe uma chaleira com água fervendo ao lado e à medida que o molho for secando, adicione um pouquinho de água.

6. Quando o molho estiver pronto, desligue o fogo. Use imediatamente com o acompanhamento que escolheu. Vai guardar? Deixe esfriar um pouco, ainda na panela, antes de separar as porções extras, que devem ser guardadas em potes de vidro. O molho dura 3 dias na geladeira e um mês no congelador.

Foto: Ricardo Toscani