Arroz saudável e sem refogado
Por Pitadas - 03 de março de 2015
Existe diferença entre o cozimento do arroz branco e do integral? Sim, e a principal é a quantidade de água. Isso porque o integral leva mais tempo para cozinhar – e, por isso, precisa de mais água.
As medidas ficam assim: cada xícara (chá) de arroz integral do tipo longo precisa de 3 xícaras (chá) de água; já o branco precisa de 2 xícaras (chá) de água fervente para cada xícara (chá) de arroz.
A segunda pergunta é: pode temperar do mesmo jeito? Sim, não só pode como deve. A maneira mais comum é refogar meia cebola em óleo, até murchar, temperar com sal, e mexer bem o arroz na panela; depois disso, vai 1 folha de louro e a água fervente.
Veja aqui o passo a passo do arroz branco soltinho.
Mas esse não é o único método de cozimento. E a pitada de hoje é sobre isso, uma técnica pouco usada no Brasil, mas que é ainda mais saudável e simples.
Pule o refogado!
Este método vale para arroz branco e também para o integral, desde que seja de grão longo – caso contrário, fica empapado! Para cada xícara de arroz integral, leve ao fogo médio 3 xícaras (chá) de água. Prenda 1 folha de louro com 1 cravo em 1/2 cebola e coloque na água. Quando ferver, acrescente o arroz e tempere com sal a gosto. Regue com um fio de azeite e misture. Diminua o fogo, tampe parcialmente e deixe cozinhar por cerca de 35 minutos, ou até que o arroz absorva toda a água. Espete um garfo na panela e afaste delicadamente alguns grãos para verificar se ainda tem água no fundo. Se estiver sequinho, desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos, para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Sirva a seguir.
Se estiver usando arroz branco, use 2 xícaras de água. Mas isso você já sabe, né? E não esqueça: sirva na tigela para não esfriar!
Foto: Gilberto Oliveira Jr/ Editora Panelinha