Módulo 2 | Em uma panela só
Só para um. Alimentação saudável para que mora sozinho. Rita Lobo.

1MAIS SABOR, MENOS LOUÇA

Se você é da turma que tem preguiça de lavar a louça, aqui vai uma boa notícia: é possível preparar uma belíssima refeição em apenas 20 minutos fazendo o mínimo de bagunça. Louça na pia faz parte da vida do cozinheiro, mas, se são só dois braços para arrumar tudo, vamos usar uma panela só. Neste módulo, você vai aprender a preparar cardápios completos, em porções individuais, que poupam tempo durante e após o preparo. O resultado vai ser refeição na mesa e cozinha tinindo em tempo recorde. É cozinhar para crer!

Assista ao vídeo a seguir.

2Panelas: como escolher e quais ter em casa

Quem está começando a cozinhar agora não precisa comprar logo um jogo de panelas completo — com uma frigideira e uma panela média, dá para fazer quase tudo! Vale a pena, porém, investir o quanto você puder para garantir que esses itens sejam da melhor qualidade.

Veja a seguir quais são as panelas ideais. Na sequência, você também vai entender a diferença entre os materiais disponíveis no mercado.

Frigideira de bordas altas

Rainha da versatilidade, vai do bife ao risoto. Serve para grelhar, cozinhar massas e comporta até preparações caldosas.

Frigideira antiaderente

Ideal para omeletes, também é ótima para grelhar legumes, preparar batata rosti e descongelar o pão. O revestimento antiaderente não resiste a altas temperaturas, portanto essa não é a melhor escolha para fritar alimentos em imersão. Para prolongar a vida da sua frigideira, evite utensílios de metal e choque térmico. Deixe esfriar um pouco antes de lavar.

Frigideira de inox

Só uma frigideira de inox forma aqueles queimadinhos que se transformam em molhos saborosos. Ideal para grelhar o bife e fazer o molho na mesma panela.

Panela de pressão

Fundamental para garantir o feijão do pê-efe do dia a dia, também é aliada dos ensopados de carne e até do risoto em versão express. A pressão acelera o cozimento dos alimentos, que ficam prontos em um terço do tempo. No Caderno de Atividades tem um guia completo com instruções de uso.

Chaleira

Para esquentar a água do arroz, do chá e do banho-maria.

Panela pequena

Com 16 cm de diâmetro, tem o tamanho certinho para o arroz e os ovos cozidos.

Panela média

Com cerca de 20 cm, é ideal para cozinhar legumes e macarrão para duas pessoas.

Panela grande

Tem 24 cm ou mais e é a escolha ideal para molhos e ensopados e para cozinhar legumes em maior quantidade, como batatas.

Como escolher a melhor panela? O primeiro passo é entender os materiais de que elas são feitas.

3UMA PANELA,
VÁRIAS REFEIÇÕES

Pia cheia não é mais desculpa. A seguir, você encontra dez refeições completas preparadas em uma panela só. Clique nas imagens e escolha qual vai ser sua próxima aventura na cozinha. Todos os preparos têm quantidades calculadas sob medida para uma porção.

Arroz sírio com frango
em uma panela só

O segredo desta receita está na cebola caramelizada. Ela cozinha lentamente, mas a espera vale a pena e faz a maior diferença no resultado final. Depois disso, não tem segredo: frango, arroz e lentilha cozinham juntos e, em 20 minutos, o prato está pronto. Não come carne? Tudo bem, basta pular a etapa do frango — não precisa nem quebrar a cabeça com substituições: lentilha e arroz já garantem uma refeição supernutritiva!