Numa tábua, descasque e corte as batatas em cubos médios.
Corte as cebolas na metade e as metades em fatias finas.
Sob água corrente, lave os talos de alho-poró. Corte a parte branca em rodelas finas.
Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, junte a cebola e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando. A cebola deve ficar bem dourada.
Acrescente o alho-poró fatiado à panela, mexa e deixe cozinhar até murchar. Junte a batata e a folha de louro. Cubra com água e deixe cozinhar por 20 minutos ou até que a batata fique macia. Retire do fogo e deixe esfriar.
Escorra o caldo e reserve.
Retire a folha de louro e transfira as batatas cozidas com o alho-poró e a cebola para o liquidificador. Junte a metade do caldo e bata até obter uma mistura homogênea. Se estiver muito grossa, adicione mais caldo e bata novamente.
Volte a sopa à panela e leve ao fogo médio. Adicione o creme de leite fresco e tempere com sal e a pimenta-do-reino. Misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos, sem deixar ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
Para a montagem
Ingredientes
½ xícara (chá) de broto de feijão
½ xícara (chá) de broto de alfafa
azeite a gosto
4 colheres (sopa) de ova de salmão
½ xícara (chá) de nori cortada em tiras (alga marinha)
sal a gosto
Modo de preparo
Sob água corrente, lave os broto de feijão e de alfafa. Escorra bem e transfira para uma tigela. Tempere com sal e azeite de oliva.
Distribua a sopa fria em 4 pratos fundos, tigelas ou taças. Coloque um punhadinho de broto de alfafa e de broto de feijão no centro de cada prato. Sobre os brotos, coloque uma colher (sopa) de ovas e, por último, salpique com as tiras da alga.