Tuna melt na AirFryer da Rita Lobo (sanduíche de atum com queijo)

Tuna melt na AirFryer da Rita Lobo (sanduíche de atum com queijo)

Este, definitivamente, não é um sanduíche qualquer. Em parceria com a iniciativa Prazeres da Europa | Queijos da França, o Panelinha recriou o clássico lanche de patê de atum. A pastinha é temperada com ervas frescas, mostarda, cebola-roxa e picles de pepino. Pra completar, camadas do queijo francês mimolette e pouquíssimos minutos na AirFryer da Rita Lobo. Gratinado e irresistível.

Compartilhe
Ingredientes
  • 4 fatias de pão de leite japonês (shokupan) com 4 cm de espessura
  • 1 lata de atum sólido em água (170 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo francês mimolette ralado fino
  • ½ cebola-roxa
  • 3 minipepinos em conserva
  • ¼ de xícara (chá) de maionese caseira
  • 2 colheres (chá) de mostarda de Dijon
  • 1 colher (chá) de vinagre
  • 2 ramos de endro (dill)
  • 2 talos de cebolinha
  • pimenta-do-reino moída na hora a grosso
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Descasque e corte a cebola em cubos de 0,5 cm. Transfira para uma tigela, adicione 1 colher (chá) de vinagre, uma pitada de sal e misture bem. Deixe de molho enquanto separa o restante dos ingredientes — assim a cebola perde um pouco o ardor.
  1. Abra a lata de atum e escorra a água por uma peneira — aperte com as costas de uma colher para tirar o excesso de líquido.
  2. Lave, seque e fatie fino a parte verde da cebolinha. Lave, seque e pique grosseiramente o endro. Corte o pepino em cubos de 0,5cm — no total, você vai precisar de 1 colher (sopa).
  3. Numa tigela média, coloque o atum, a mostarda, a cebola-roxa escorrida, os cubos de pepino em conserva, a maionese e misture bem. Adicione as ervas picadas e tempere com pimenta a gosto.
  4. Para a montagem: corte 4 fatias grossas do pão, com cerca de 4 cm de espessura. Corte cada fatia de pão ao meio, no sentido da largura, para formar dois sanduíches. Apoie uma metade de pé, com a parte da casca para baixo e, com a ponta de uma faquinha de serra, faça um corte no centro da fatia, deixando uma margem de cerca de 1 cm sem cortar em cada lateral — não chegue até o final da fatia, a ideia é abrir o pão como se fosse uma canoa para rechear. Com a ponta dos dedos, abra levemente o corte para ter mais espaço para o recheio. Apoie o sanduíche de pé, com o corte para cima, recheie com cerca de 2 colheres (sopa) da pasta de atum e cubra com 2 colheres (sopa) do queijo. Repita o processo com as fatias restantes — no total, você vai montar 8 sanduíches.
  5. Preaqueça a AirFryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 200 ºC e programe para assar por 10 minutos — os sanduíches serão gratinados em duas levas de 5 minutos cada.
  6. Coloque 4 sanduíches no cesto da AirFryer, de pé (com o queijo para cima), um ao lado do outro. Deixe gratinar por 5 minutos e asse a outra leva.
PARA FAZER NO FORNO

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Coloque os sanduíches numa assadeira, um ao lado do outro, e gratine por cerca de 5 minutos.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 4 porções