Torta de ricota com pêssegos macerados
Uma torta de sabor suave, supercremosa, pronta para receber a cobertura que você quiser. Aqui, fomos de pêssegos macerados com vinho. Chique!
Tem mais ideias aqui!
PARA A MASSA
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
- 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de água gelada
- 1 pitada de sal
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Numa tigela grande, misture as farinhas com o açúcar e o sal. Acrescente os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Abra um buraco no centro, junte o ovo, a água e amasse até ficar liso – não trabalhe demais a massa para evitar a formação de glúten.
- Modele a massa numa bola e achate formando um disco – assim fica mais fácil na hora de abrir. Embale com filme e deixe a massa descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
- Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Polvilhe a bancada com farinha e, com o rolo, abra a massa num círculo 5 cm maior que o diâmetro da fôrma – durante o processo, polvilhe farinha de trigo sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo.
- Enrole a massa sobre o rolo e transfira para uma fôrma redonda de 22 cm de diâmetro e fundo removível. Com as pontas dos dedos, pressione a massa para fixar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura – ela deve ficar com 4 cm para suportar o recheio.
- Corte um círculo de papel-manteiga, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – isso evita que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos até as bordas começarem a dourar e o fundo ficar pré-assado. Enquanto isso, prepare o recheio.
PARA O RECHEIO
Ingredientes
- 1 ricota (cerca de 500 g)
- ⅔ de xícara (chá) de açúcar
- 50 g de manteiga em temperatura ambiente
- 3 ovos
- ⅓ de xícara (chá) de leite
- raspas de 1 laranja
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Modo de preparo
- Leve uma chaleira com água ao fogo baixo para ferver – ela vai ser usada na hora de assar a torta.
- No processador de alimentos, coloque a ricota em pedaços, o açúcar e bata bem por 2 minutos até a ricota desmanchar e formar um creme. Junte a manteiga e bata bem para incorporar.
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para o processador – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata por mais 1 minuto para incorporar, se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo com uma espátula. Junte o leite, as raspas de laranja, o extrato de baunilha e bata novamente. Por último, acrescente a farinha de trigo e bata até formar um creme liso.
- Assim que estiver pré-assada, retire a base da torta do forno e, com cuidado, remova o papel manteiga com os feijões. Mantenha o forno aquecido a 180 °C.
- Preencha a massa com o recheio e nivele com a espátula. Coloque uma assadeira na grade de baixo do forno e preencha com a água fervente – a umidade do vapor da água evita que o recheio resseque e rache ao assar. Na grade de cima, coloque a torta e deixe assar por cerca de 40 minutos, até o recheio firmar.
- Retire a torta do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir ou levar para a geladeira. Assim que estiver fria, transfira a torta para um prato de servir e cubra com as fatias de pêssego macerado (com o caldo).
PARA OS PÊSSEGOS MACERADOS
Ingredientes
- 4 pêssegos
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de vinho branco (ou o licor de sua preferência)
Modo de preparo
- Lave delicadamente os pêssegos sob água corrente. Seque bem, mantenha a casca e corte cada pêssego ao meio. Descarte os caroços e corte cada metade em 3 gomos.
- Transfira os pêssegos para uma tigela, polvilhe com o açúcar, regue com o vinho e misture delicadamente. Cubra com filme e leve à geladeira para macerar por 20 minutos.
TRUQUE PARA ABRIR A MASSA
Se preferir, abra a massa entre dois pedaços de saco plástico para alimento – a massa racha menos e não gruda nem na bancada nem no rolo.
Quer adiantar o preparo?
Essa torta não pode ser congelada inteira, a ricota absorve muita água ao ser congelada, mas a massa pode ser congelada. Depois de preparar, modele uma bola e achate (assim descongela mais rapidamente e fica mais fácil na hora de abrir), envolva com filme e leve ao congelador. A massa tem validade de 3 meses congelada. Se preferir, prepare, embale e mantenha na geladeira por até 3 dias.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- Mais de 6 porções