Torta de fígado de galinha
Até quem não gosta de fígado vai adorar esta receita. Feita com massa integral, esta torta é muito saborosa..
Tem mais ideias aqui!
Para a massa
Ingredientes
- ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo
- ⅔ de xícara (chá) de farinha de trigo integral
- ⅔ de xícara (chá) de manteiga à temperatura ambiente
- 1 gema
- ½ colher (sopa) de leite
- ½ colher (chá) de sal
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 200°C (temperatura alta).
- Numa tigela, coloque as farinhas e o sal. Junte a manteiga amolecida e faça uma farofa com a ponta dos dedos. Acrescente a gema e o leite. Mexa com as mãos até obter uma massa lisa. Faça uma bola e cubra com um pano de prato limpo. Deixe repousar por 30 minutos.
- Em forminhas individuais para torta ou numa fôrma grande de fundo removível com 25 cm de diâmetro, coloque a massa e espalhe-a com os dedos de modo a cobrir todo o fundo da assadeira, deixando 3 cm da borda. Fure toda a massa com um garfo, para que não estufe, e leve ao forno por 10 minutos. Retire e deixe esfriar.
Para o recheio
Ingredientes
- 150 g de fígado de galinha limpo
- 1 colher (sopa) de conhaque
- 1 colher (sopa) de água
- 1 cebola pequena picada
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
- 1 ovo
- 1 colher (sopa) de uva-passa
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino em grãos moída na hora
Modo de preparo
- Para hidratar as uvas-passas, coloque-as numa panelinha com o conhaque e a água. Leve ao fogo médio. Quando ferver, retire do fogo e deixe esfriar. Quando estiverem frias, transfira as passas para uma tigela e reserve o líquido.
- Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
- No liquidificador, bata a cebola, o alho e o fígado limpo (sem nervos e membranas brancas). Quando obtiver uma pasta lisa, acrescente o creme de leite, o ovo, a noz-moscada, o sal, a pimenta-do-reino e o líquido das passas. Bata rapidamente, apenas para misturar, e junte o manjericão picado.
- Distribua as passas sobre a massa pré-assada e cubra com o recheio batido. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos.
- Se a torta foi feita numa fôrma grande, deixe esfriar antes de cortá-la para que os pedaços não se esmigalhem. No momento de servir, preaqueça a torta e sirva acompanhada de uma salada de folhas verdes.
Pode congelar
Depois de assada, deixe a torta esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a torta não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a torta para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A torta tem validade de 3 meses congelada.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- 1 torta grande