Torta de batata com sardinha

Torta de batata com sardinha

Esta torta, levinha, crocante e bem recheada, não é só deliciosa na mordida. A paixão começa na cozinha. Ver a massa semifolhada crescendo é encantador. O recheio de batata com sardinha é todo cru, então só é preciso misturar os ingredientes. Prático, né? Depois que você experimentar, vai sentir saudade dela.

Compartilhe

PARA A MASSA

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 150 g de manteiga
  • ⅓ de xícara (chá) de água gelada
  • ½ colher (chá) de sal
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Corte a manteiga em 3 pedaços no sentido do comprimento — assim fica mais fácil para colocar no processador de alimentos. Leve ao freezer para congelar por cerca de 1 hora antes de começar a receita (ela precisa estar bem dura e gelada para a receita).
  1. Ligue o processador com a lâmina para ralar e, pelo bocal da tampa, vá colocando os pedaços de manteiga congelada, empurrando com o pilão para ralar.
  2. Retire a manteiga ralada do processador e troque a lâmina de ralar pela lâmina de corte. Volte a manteiga ralada para o processador, intercalando com a farinha e o sal. Comece a bater no modo pulsar e vá adicionando a água gelada pelo bocal da tampa, até formar uma massa que ainda tenha pedacinhos de manteiga.
  3. Transfira a massa para a bancada polvilhada com farinha e salpique farinha sobre a massa — é bem pouco mesmo; evite colocar farinha em excesso para a massa não ficar pesada. Com as mãos, modele a massa formando um quadrado — no início ela pode parecer seca, mas vai incorporar a manteiga aos poucos.
  4. Com o rolo de macarrão, abra a massa num retângulo de cerca de 40 cm x 20 cm. Dobre ⅓ do lado menor da massa sobre ela mesma e repita a ação com o lado oposto. Gire a massa e abra novamente num retângulo. Repita esse procedimento por mais 5 vezes, sempre polvilhando a massa e a bancada com farinha para não grudar.
  5. Embale a massa com filme e leve à geladeira por pelo menos 1 hora — isso evita que ela fique elástica e facilita na hora de abrir. Se preferir, prepare a massa até 3 dias antes.

Obs.: você pode congelar a massa por até 1 mês. Para usar, basta deixar em temperatura ambiente por 1 hora antes de abrir ou passar para a geladeira na noite anterior.

PARA O RECHEIO E A MONTAGEM

Ingredientes
  • 3 batatas
  • 1 lata de sardinha em óleo (125 g)
  • ½ cebola
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de alcaparras
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • raspas de ½ limão-taiti
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 3 ramos de salsinha
  • 1 ramo de tomilho-limão
  • 1 ovo para pincelar a massa
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo
  1. Abra a lata de sardinha, transfira os filés para um prato e, com um garfo, descarte a espinha central. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
  1. Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Seque e passe as batatas (com a casca) pelo mandolin para fazer rodelas bem finas.
  2. Transfira as fatias de batata para uma tigela grande, junte a sardinha, a cebola, o alho, a alcaparra, a salsinha, o tomilho debulhado e as raspas de limão. Regue com o azeite e tempere com o sal e pimenta. Misture bem, com as mãos mesmo, para envolver todas as fatias de batata com o azeite e quebrar a sardinha em pedaços. Reserve.
  3. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  4. Polvilhe farinha de trigo na bancada e sobre a massa. Com o rolo, abra a massa num retângulo de cerca de 40 cm x 25 cm. Enrole a massa no rolo e transfira para uma assadeira grande.
  5. Distribua o recheio sobre a massa deixando cerca de 5 cm de borda livre. Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com um garfo.
  6. Dobre as bordas maiores da torta sobre o recheio e pincele o ovo batido. Dobre as bordas menores sobre o recheio, pressione levemente as quinas para grudar uma massa sobre a outra e pincele novamente o ovo.
  7. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a massa inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

Obs.: essa torta também fica uma delícia servida fria.

NÃO TEM PROCESSADOR?

Você pode preparar a massa semifolhada à mão. Passe a manteiga congelada na parte grossa do ralador, junte à farinha com sal e misture com um garfo — assim os pedacinhos de manteiga não se desmancham completamente. Abra um buraco no centro da farinha, junte a água gelada e misture bem com o garfo para incorporar. Depois disso, é só seguir os passos 4, 5 e 6 da receita.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
6 porções como prato principal e 8 porções como entrada