Cada pessoa tem um tipo preferido de chocolate. Por isso, a chef Luciana Lobo criou esta sobremesa com os três tipos de chocolate, uma irresistível terrine, que agrada a gregos e troianos.
Pique fino os chocolates separadamente e transfira cada um para uma tigela grande.
Numa panela pequena coloque o leite, o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver. Retire do fogo, adicione as gemas e misture bem para incorporar, sem talhar. Volte a panela ao fogo médio e mexa até formar um creme amarelo espesso. Desligue o fogo e reserve.
Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. Adicione a gelatina derretida ao creme de gemas, aos poucos, misturando com um batedor de arame.
Divida o creme de gemas em 3 partes iguais. Coloque cada parte do creme, ainda quente, nas tigelas com os chocolates. Com espátulas (ou colheres) diferentes, para não misturar os tipos de chocolate, misture bem o creme com cada chocolate até derreter.
Na batedeira, bata o creme de leite fresco até o ponto de chantilly.
Divida o chantilly em 3 partes iguais e adicione cada parte às tigelas com os cremes de chocolate. Misture delicadamente, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar.
Para montar a terrine: forre uma forma de bolo inglês com filme. Transfira primeiro o creme de chocolate branco, nivele com a espátula e dê uma leve batida da forma contra a bancada para evitar a formação de bolhas. Em seguida, com uma colher, coloque aos poucos o creme de chocolate ao leite, com cuidado para não misturar as camadas. Nivele com uma espátula e repita com o creme de chocolate amargo.
Cubra com filme e leve à geladeira para esfriar e firmar antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).
Na hora de servir, coloque um prato retangular sobre a forma e vire de uma só vez. Retire o filme e polvilhe raspas de chocolate branco sobre a terrine.