Tartelete de limão com caqui
Ai, que charme! Com planejamento, pode ser uma ótima opção a jato: bem embalada, a base assada pode ser guardada por até cinco dias e o creme de limão, por até três dias na geladeira. Aí é só montar e polvilhar com açúcar de confeiteiro!
Tem mais ideias aqui!
Para a massa
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 100 g de manteiga gelada em cubos
- ⅓ de xícara (chá) de açúcar
- 1 ovo
- 1 gema
- ½ colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo
- Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.
- Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.
Para o creme de limão
Ingredientes
- 8 gemas
- 1 xícara (chá) de açúcar
- caldo de 3 limões
- 100 g de manteiga gelada em ubos
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- ⅔ de xícara (chá) de creme de leite fresco
Modo de preparo
- Sobre uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira. Junte o caldo de limão, o açúcar e o extrato de baunilha. Misture bem com um batedor de arame até ficar liso.
- Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula, de preferência de silicone, mexa por cerca de 10 minutos até engrossar levemente - passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela para o creme não grudar. Desligue o fogo.
- Sobre uma tigela, passe o creme por uma peneira (limpa) para eliminar os gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar - o resultado é um creme liso e brilhante.
- Cubra com filme encostando no creme - isso evita que uma película grossa se forme na superfície - e deixe esfriar na geladeira por cerca de 15 minutos. Assim que o creme de limão estiver frio, adicione o creme de leite aos poucos e mexa bem com o batedor de arame para incorporar. Cubra com filme e volte o creme para a geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar. Enquanto isso, aproveite para assar a massa e preparar os ingredientes da montagem.
Para assar e montar a torta
Ingredientes
- 1 caqui do tipo Fuyu
- açúcar de confeiteiro para polvilhar
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
- papel-manteiga e grãos de feijão crú para assar a massa
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Separe 8 fôrmas para tortas individuais de cerca de 10 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira.
- Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Coloque a massa sobre a bancada e polvilhe farinha sobre a massa. Com o rolo de macarrão, abra a massa até ficar com cerca de 0,3 cm de espessura - polvilhe farinha durante o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo.
- Utilize uma das fôrmas como guia e corte a massa em círculos um pouco maiores que a fôrma. Transfira os círculos de massa para as fôrmas e, com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e lateral. Corte o excesso de massa das bordas - você pode guardar as aparas de massa para fazer biscoitinhos.
- Corte 8 círculos de papel-manteiga um pouco maior que as fôrmas, coloque sobre as massas e preencha o fundo com grãos de feijão cru - eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Coloque as fôrmas numa assadeira e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 5 minutos até dourar.
- Assim que as bases de torta estiverem assadas, retire a assadeira do forno. Retire o papel manteiga com os grãos de feijão - reserve estes grãos apenas para assar tortas, eles não podem mais ser cozidos. Deixe as bases de torta em temperatura ambiente para esfriar completamente antes de rechear.
- Descarte as folhas, lave, seque e corte o caqui, no sentido do comprimento, em fatias de cerca de 0,5 cm. Empilhe uma fatia sobre a outra e corte em quartos.
- Desenforme as tortas e transfira para uma travessa. Com uma colher, espalhe o recheio de limão sobre cada base assada. Disponha as fatias de caqui, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir. Se preferir, mantenha as tortinhas na geladeira por até 4 horas e polvilhe o açúcar de confeiteiro apenas na hora de servir.
Dica de planejamento
Prepare o recheio e a massa com antecedência, eles duram até 3 dias na geladeira. Você pode até assar as bases de massa um dia antes de montar as tarteletes, basta embalar bem com filme para não murchar. Deixe apenas para fatiar os caquis e montar as tarteletes no dia de servir.
Quer congelar?
As tortinhas não pode ser congeladas inteiras, mas vale congelar só a massa assada para adiantar o preparo. Depois de assadas, deixe as bases esfriarem completamente. Embale muito bem com filme, assim as bases não absorvem a umidade do congelador, nem pegam gosto de outras comidas, e leve ao congelador. Para descongelar, basta deixar as bases em temperatura ambiente. Depois é só rechear. As bases tem validade de 3 meses congeladas.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 2h
- Serve
- 8 tarteletes