O suflê de chocolate da Air Fryer é leve como nuvem e intenso no sabor. A combinação de chocolate amargo com cacau cria um doce equilibrado, sofisticado e muito fácil de preparar — sem farinha e sem forno.
½ xícara (chá) de chocolate 60% cacau picado (cerca de 80 g)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de cacau em pó
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
manteiga e açúcar para untar e polvilhar os ramequins
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Unte com manteiga a lateral de 3 ramequins pequenos, de 7,5 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura (com capacidade para 120 ml). Polvilhe com açúcar e gire o ramequim para cobrir toda a lateral; bata levemente para retirar o excesso.
Coloque o chocolate e a manteiga numa tigela média e leve ao micro-ondas, em potência média, para rodar em etapas de 30 segundos, mexendo a cada intervalo até derreter.
Retire a tigela do micro-ondas e misture o cacau em pó ao chocolate quente para dissolver. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Misture as gemas ao chocolate e transfira as claras para uma tigela média.
Preaqueça a Air Fryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 140 ºC e programe para assar por 15 minutos.
Com uma batedeira manual (ou mixer com batedor de claras), bata as claras até começarem a espumar. Vá juntando o açúcar aos poucos e continue batendo até atingir o ponto de pico mole — ao levantar uma porção, a clara forma um pico que se curva na ponta.
Com a espátula, misture bem ⅓ das claras batidas ao chocolate. Adicione o restante e misture delicadamente, com movimento de baixo para cima para não perder a aeração.
Divida a massa entre os 3 ramequins e passe a ponta de uma faquinha na lateral do suflê para descolar do refratário — assim, ele cresce melhor na Air Fryer.
Coloque os ramequins na Air Fryer e deixe assar por cerca de 15 minutos, ou até inflarem e ficarem levemente firmes ao toque. Com uma pinça, retire os ramequins da Air Fryer e sirva imediatamente.