Cremosa, aromática e com um toque cítrico irresistível: a sopa de brócolis com batata e limão-siciliano tem dois segredos. A batata garante textura aveludada sem precisar de creme de leite, e a casca de limão, cozida e batida junto, perfuma e realça o sabor. Uma combinação perfeita para os dias frios.
Descarte a base grossa do talo de brócolis; vire de ponta-cabeça na tábua e corte os floretes. Transfira para uma tigela, cubra com água e lave bem. Deixe escorrendo numa peneira enquanto prepara o restante dos ingredientes.
Lave e descasque as batatas. Corte cada uma ao meio e as metades em quatro pedaços. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela grande com a manteiga ao fogo médio para derreter. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, a casca de limão e o tomilho, e mexa por 1 minuto, apenas para perfumar. Regue com o vinho e misture bem.
Junte a batata e o brócolis e refogue por 5 minutos, para absorverem o sabor do refogado. Acrescente a água, o louro, tempere com 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo alto até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até os legumes ficarem bem macios — verifique o ponto espetando com um garfo.
Desligue o fogo, descarte os ramos de tomilho e o louro. Bata a sopa, com as tiras de limão, no liquidificador, em duas etapas, até ficar lisa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir com as folhas de endro e salsinha. Fica uma delícia com crocante de parmesão.