½ abóbora japonesa (500 g se for comprar já descascada)
1 cebola
1 cenoura
1 talo de salsão (sem as folhas)
1 dente de alho
1 litro de água (ou caldo caseiro de legumes)
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
folhas de sálvia a gosto
sementes de abóbora torrada a gosto para servir
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Faça o pré-preparo: descasque, descarte as sementes e corte a abóbora em pedaços grandes; descasque e rale a cenoura; corte o talo do salsão em 3 pedaços; corte ao meio e descasque a cebola; numa das metades prenda a folha de louro espetando com os cravos, pique fino a outra metade; descasque e pique fino o alho.
Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola picada e a cenoura ralada. Tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino e refogue até murchar. Junte o alho e misture bem. Adicione a abóbora, a cebola cravejada e os pedaços de salsão. Regue com a água e, quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por mais 15 minutos.
Enquanto isso, leve uma frigideira pequena com o azeite ao fogo médio. Quando aquecer coloque as folhas de sálvia e deixe fritar por alguns segundos, até ficar crocante. Com uma escumadeira, transfira para um prato forrado com papel toalha e reserve.
Desligue o fogo e, com uma pinça, retire e descarte os pedaços de salsão e a cebola cravejada. Transfira o caldo com os pedaços de abóbora para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor empurre e abra a tampa. Sirva a sopa com as folhas de sálvia crocantes e sementes de abóbora torradas.