Shakshuka a la norma (ovos cozidos no molho de berinjela, tomate e ricota)
Ovos de gema mole no molho de tomate são um clássico do jantar rápido. O nome você pode escolher: shakshuka, huevos rancheros ou ovos no purgatório. Já o sobrenome deste aqui é um só: a la norma, a tradicional combinação de berinjela, tomate e ricota.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 berinjela
- 1 lata de tomate pelado (com o líquido)
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- ½ colher (chá) de pimenta calabresa seca
- sal a gosto
- ½ xícara (chá) de ricota fresca esfarelada (cerca de 80 g)
- folhas de manjericão a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Faça o pré-preparo: Lave, seque e corte a berinjela ao meio no sentido da largura. Corte a berinjela em cubos. Para isso, corte as metades ao meio no sentido do comprimento. Corte a metade mais estreita em 5 tiras e a metade mais grossa em 6 tiras, fatie as tiras em pedaços de 1,5 cm. Descasque e pique fino a cebola e o alho. No liquidificador, bata o tomate pelado (com o líquido), no modo pulsar para formar um molho rústico, ainda com pedacinhos.
- Leve ao fogo médio uma frigideira grande para aquecer (nós utilizamos uma de 26 cm de diâmetro). Regue com o azeite, adicione a berinjela, tempere com uma pitada de sal e refogue por 6 minutos até ficarem bem douradas e murchas – atenção: não mexa nos primeiros 3 minutos, assim a berinjela fica bem douradinha. Junte a cebola, a pimenta calabresa e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
- Retire a panela do fogo para juntar o molho de tomate – assim ele não espirra ao entrar em contato com a frigideira quente. Tempere com 1 colher (chá) de sal, misture bem e tampe. Deixe cozinhar por 5 minutos, para formar um molho encorpado. Enquanto isso, quebre 2 ovos em duas tigelas pequenas.
- Com a espátula, abra quatro cavidades no molho – é nesse espaço que os ovos irão cozinhar. Com cuidado, transfira os dois ovos quebrados para as cavidades e repita com os outros. Com um garfo, misture delicadamente parte das claras com o molho, com cuidado para não estourar as gemas – dessa forma as claras cozinham por completo sem correr o risco de as gemas ficarem duras. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 4 minutos, ou até que as claras fiquem cozidas e as gemas permaneçam moles.
- Desligue o fogo e finalize a shakshuka com a ricota esfarelada e folhas de manjericão. Sirva com fatias de pão italiano.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções