Sequilho de polvilho

Sequilho de polvilho

Um clássico da cozinha brasileira que derrete na boca. Fácil de preparar e com um toque especial das raspas de limão, esse biscoitinho é sucesso garantido — até as crianças podem ajudar!

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 100 g de manteiga em ponto pomada
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • raspas de ½ limão-taiti
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  1. Numa tigela grande, misture o polvilho com o açúcar. Abra um buraco no centro, junte o ovo, a manteiga e as raspas de limão e vá amassando com a mão até incorporar todo o polvilho da tigela.
  2. Transfira a massa para a bancada e amasse bem como se estivesse sovando, até ela ficar bem lisinha — assim fica melhor para modelar os biscoitinhos.
  3. Para modelar: retire uma porção da massa e pressione bem entre as mãos para formar uma bola. Enrole a massa na bancada, fazendo um rolinho de cerca de 2 cm de espessura — caso a massa comece a grudar na bancada, polvilhe um pouco de polvilho. Mas atenção: use bem pouco, para o biscoito não ficar ressecado.
  4. Com a espátula de padeiro (ou faca), corte o rolinho em pedaços de 2 cm. Distribua os biscoitos em duas assadeiras grandes antiaderentes, deixando cerca de 1 cm entre cada um (se preferir, asse os biscoitos em duas levas). Com um garfo de sobremesa, pressione delicadamente cada biscoitinho para marcar.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 10 minutos, ou até os biscoitos ficarem sequinhos ao toque e levemente dourados na base. Atenção: o sequilho não deve dourar.
  6. Retire os sequilhos do forno e deixe esfriar completamente na assadeira antes de armazenar ou servir — eles terminam de firmar ao esfriar.

Obs.: Os sequilhos podem ser armazenados em pote com fechamento hermético, em temperatura ambiente, por até 1 mês.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 1h
Serve
60 sequilhos