Sequilho

Sequilho

Você está diante de uma receita clássica de sequilhos. Ela pode até lembrar a casa da avó, e também é perfeita para levar as crianças para a cozinha. É o momento de soltar a imaginação criando modelagens divertidas. Vale também adicionar novos sabores: raspas de limão, de laranja, uma pitada de canela…Todo mundo vai amar!

Compartilhe
Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de amido de milho
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 125 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 gema
  • amido de milho para polvilhar a bancada
Continua após patrocínio
Veja o passo a passo
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  1. Numa tigela grande, coloque a manteiga, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone firme até que todo o açúcar seja incorporado. Quando a mistura estiver bem cremosa, adicione a gema e misture bem.
  2. Junte o amido de milho e comece misturando com a espátula. Depois, misture bem com as mãos, até formar uma massa lisa que não grude.
  3. Para modelar os sequilhos: retire uma porção da massa e pressione bem entre as mãos para formar uma bola. Enrole a massa na bancada, fazendo um rolinho de cerca de 2 cm de espessura (caso a massa comece a grudar na bancada, polvilhe amido com uma peneirinha. Mas atenção: tem que ser bem pouco mesmo, para o biscoito não ficar ressecado).
  4. Com a espátula de padeiro (ou uma faca lisa), corte o rolinho em pedaços de 1 cm. Enrole cada pedaço numa bolinha, pressionando bem entre as mãos — é isso que faz o sequilho ficar bem lisinho depois de assado. Distribua as bolinhas numa assadeira grande (nem precisa untar!), uma ao lado da outra, deixando cerca de 1 cm de espaço entre cada uma. Com um garfo de sobremesa, pressione delicadamente cada bolinha para achatar e deixar o biscoitinho marcado.
  5. Leve ao forno para assar por cerca de 12 minutos, até os biscoitos ficarem sequinhos ao toque e levemente dourados na base — o sequilho não pode dourar. Enquanto a primeira leva assa, repita a modelagem com o restante da massa.
  6. Retire os sequilhos do forno e deixe esfriar completamente antes de tirar os biscoitos da assadeira — os sequilhos terminam de firmar ao esfriar, se ainda estiverem quentes, podem rachar.

Obs.: os sequilhos permanecem gostosos por até 1 mês se forem armazenados num pote com fechamento hermético.

OUTROS FORMATOS

A massa de sequilho é bem versátil e permite diferentes modelagens. Mas atenção: o tempo de forno pode variar de acordo com o tamanho e o formato do biscoito.

DICA DE PLANEJAMENTO

A massa do sequilho pode ser mantida crua na geladeira por até 2 dias. Você também pode congelar a massa crua por até 3 meses num saco próprio para alimentos ou embalada em filme. Para descongelar: mantenha a massa em temperatura ambiente (ou na geladeira) até voltar a ficar macia para modelar os biscoitos e assar.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Até 2h
Serve
130 biscoitos pequenos (cerca de 400 g)