Salmão em crosta de ervas
Além de temperar, a mistura de ervas forma uma crosta crocante para o peixe. Parece prato de restaurante, mas é receita pá-pum, que dá até para preparar no jantar de dia de semana.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 4 tranches de salmão (ou 4 postas) sem pele (cerca de 150 g cada)
- 1 colher (sopa) de tomilho seco
- 1 colher (sopa) de alecrim seco
- 1 colher (sopa) de orégano seco
- 1 colher (chá) de alho desidratado
- 1 colher (chá) de semente de cominho
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- 1 colher (chá) de sal
- azeite a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- No mini-processador de alimentos bata bem as ervas com as especiarias, o alho e o sal – estes ingredientes vão formar a crosta e temperar o salmão. Se preferir pique fino na tábua o tomilho, o alecrim, o orégano, o alho e a semente de cominho e misture com a páprica e o sal.
- Num prato fundo, coloque a mistura de temperos e empane as tranches de salmão dos dois lados. Atenção: não cubra as laterais.
- Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque quantas tranches de salmão couberem, uma ao lado da outra, com a crosta em contato da frigideira. Deixe dourar, sem mexer, por cerca de 3 minutos. Com uma pinça, vire delicadamente e deixe cozinhar por mais 3 minutos – a ideia é obter uma casquinha bem crocante e deixar uma faixa estreita no miolo de peixe praticamente cru. Transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva a seguir com purê de banana-da-terra e vinagrete de pepino.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 4 porções