Essa receita deliciosa e de ar exótico oferece uma viagem ao mundo dos sabores. Embora pareça elaborada, ela fica pronta num piscar de olhos. O salmão vai ao forno no papilote, o que agiliza o preparo e não deixa cheiro pela casa. Para aumentar o rendimento, multiplique a receita pelo números de pessoas.
Num prato, coloque uma folha de papel-alumínio de cerca de 50 cm de comprimento (isso ajuda a montar a trouxinha). Pincele o centro com azeite para o peixe não grudar.
Corte a cebola em quatro, descasque mas não corte a raiz para ela não se desmanchar. Transfira a tranche para o alumínio e tempere com sal e pimenta-do-reino dos dois lados. Deixe o lado da pele para baixo. Junte a cebola, regue com o azeite e o vinho branco.
Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada - assim os líquidos não vazam. Ela deve ficar alta para o vapor circular e cozinhar o peixe por igual. Transfira para uma assadeira e leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos.
Para o cuscuz marroquino
Ingredientes
½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 colher (sopa) de uva-passa branca
½ colher (chá) de sal
½ colher (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de água
Modo de preparo
Leve uma jarra de vidro com 1/2 xícara (chá) de água para aquecer no micro-ondas por cerca de 1 minuto. Numa tigela, coloque o cuscuz marroquino, misture o sal e as passas.
Regue a água quente sobre o cuscuz. Misture o azeite rapidamente e tampe a tigela com um prato. Depois de 5 minutos solte o cuscuz com um garfo. Está pronto para servir.
Para a salada de laranja
Ingredientes
1 laranja-baía pequena
5 folhas de coentro
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Lave e seque as folhas de coentro e a laranja-baía.
Você vai precisar de uma faca bem afiada. Apoie a laranja na tábua e corte uma rodela de cada ponta para formar uma base e uma tampa. Coloque a fruta de pé, corte a casca e a película branca, de cima para baixo, seguindo a curvatura da fruta.
Deite a fruta descascada na palma da mão. Corte um 'V' entre as membranas (as linhas brancas) retirando os gomos - procure cortar o mais rente à membrana possível para não desperdiçar a fruta. Corte todos os gomos da mesma maneira, sobre um prato fundo, assim você ainda pode aproveitar todo o suco que escorrer.
Numa tigela, coloque os gomos e esprema o suco do que sobrou da laranja. Regue com um fio de azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Misture as folhas de coentro e sirva a seguir.
montagem
Num prato, coloque o cuscuz marroquino e a tranche de salmão por cima. Regue com o líquido que ficou no papilote.
Disponha a saladinha de laranja pelo prato e regue tudo com o molho que se formou. Sirva.