O vermelho vivo do pimentão aliado a cor da beterraba dão a esta receita um ar meio dramático, né? Salada cinematográfica! Fora que, em dias mais frios, começar a refeição com uma salada morna é tudo de bom.
Descasque e corte as beterrabas em pedaços médios, rusticamente. Corte um pedaço grande de papel alumínio, disponha as beterrabas no centro e regue com um fio de azeite. Feche como se fosse uma trouxinha e transfira para uma assadeira grande.
Lave, seque e coloque os pimentões na mesma assadeira da beterraba. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos. As beterrabas devem estar cozidas, mas ainda firmes e a pele dos pimentões tostadas - na metade do tempo, vire os pimentões com uma pinça para tostar a pele por igual.
Retire a assadeira do forno. Transfira os pimentões para uma tigela, cubra com filme e deixe abafar por cerca de 10 minutos - assim a pele solta mais fácil. Enquanto isso pique grosseiramente as nozes.
Para retirar a pele dos pimentões: passe o lado contrário da lâmina da faca na superfície de cada um e mergulhe a faca numa tigela com água para limpar. Corte os pimentões ao meio, descarte o cabo e as sementes. Fatie cada metade em tiras grossas.
Numa travessa, coloque as beterrabas e os pimentões ainda mornos. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e misture bem. Acrescente as nozes picadas e sirva a seguir.