Feijão, limão e salsão se unem nessa salada que deixa o pê-efe do dia a dia todo especial. O molho de balsâmico completa a combinação de sabores que tem tudo para virar figurinha carimbada no cardápio da casa.
Lave o feijão numa peneira sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água – se algum boiar, descarte.
Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período – o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.
PARA A SALADA
Ingredientes
3 xícaras (chá) de água
2 talos de salsão
1 dente de alho pequeno ralado
1 colher (sopa) de caldo de limão-siciliano
raspas de 1 limão-siciliano
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite
folhas de salsinha picadas a gosto
sal a gosto
Modo de preparo
Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 10 minutos.
Enquanto o feijão cozinha, corte o salsão separando a parte verde da branca — você pode reservar a parte branca na geladeira (ou congelador) para o preparo de um refogado. Corte o talo de salsão ao meio no sentido do comprimento e, com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte o salsão em fatias finas.
Num pote que tenha tampa, coloque o alho ralado, o azeite, o vinagre balsâmico, o caldo de limão, sal, tampe e chacoalhe bem para misturar.
Passados os 10 minutos, desligue o fogo. Atenção: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Passe os grãos de feijão por uma peneira e escorra bem a água. Transfira os grãos para uma tigela e tempere ainda mornos com o molho, leve à geladeira para marinar por 30 minutos —— assim o feijão absorve melhor os sabores. Na hora de servir, misture a salsinha picada e as raspas de limão.