Salada refrescante de trigo, nozes, uvas-passas e ervas frescas
Esta salada é uma profusão de sabores e texturas, construídos em camadas. Feche os olhos e imagine: trigo com perfume cítrico, uvas-passas doces e macias, nozes crocantes, e ervas cheias de frescor. O segredo está nos detalhes: o pré-preparo do trigo, da cebola e das passas, confie, vai fazer uma grande diferença.
½ xícara (chá) de nozes tostadas e picadas grosseiramente
raspas de 1 limão-siciliano
¼ de xícara (chá) de caldo de limão-siciliano
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
⅓ de xícara (chá) de azeite Andorinha
1 pitada de açúcar
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 ramos de hortelã
4 ramos de coentro
folhas de hortelã e coentro a gosto para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descasque e corte a cebola em cubos de 1 cm. Transfira a cebola para uma tigela pequena, adicione o vinagre, o açúcar e cubra com ½ xícara (chá) de água. Misture e deixe a cebola imersa por 15 minutos — isso faz com que ela perca o sabor ardido.
Numa tigela média, coloque o trigo, cubra com água e deixe hidratar por 15 minutos. Numa tigela pequena, coloque as uvas-passas, cubra com o caldo de limão e deixe de molho pelo mesmo tempo do trigo.
Enquanto isso, lave, seque e pique grosseiramente as ervas.
Passados os 15 minutos, forre uma peneira com um pano de prato limpo e escorra a água do trigo. Una as pontas do pano, fazendo uma trouxinha, e torça bem para escorrer o excesso de água. Reserve.
Escorra a água e transfira a cebola para uma tigela. Junte o azeite, as raspas de limão, a uva-passa hidratada (com o caldo) e as nozes. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem. Acrescente o trigo hidratado, as ervas picadas e misture delicadamente. Sirva a seguir com folhas de hortelã e de coentro a gosto.