O feijão branco tem um formato lindo e a textura cremosa, o que faz dele um ótimo ingrediente para saladas que valem por uma refeição. Esta aqui é caprichada, com sabores franceses. O molho combina mel e mostarda e a vagem tostadinha traz textura e cor. Um preparo prático que traz um ar glamouroso para a refeição do dia a dia.
Num pote de vidro com tampa, junte a mostarda, o mel, o vinagre e o azeite. Tampe e chacoalhe bem até formar um molho liso. Prove – algumas mostardas são mais picantes e salgadas que outras – e então tempere com sal e pimenta. Tampe novamente e agite apenas para misturar. Reserve.
PARA A SALADA
Ingredientes
2 latas de feijão-branco cozido (3 xícaras (chá) de grãos cozidos)
200 g de vagem holandesa
5 ramos de salsinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Lave sob água corrente e seque bem as vagens com um pano de prato – quanto mais sequinhas estiverem, melhor para chamuscar. Corte e descarte as pontas com o cabinho de cada vagem. Lave, seque e pique grosseiramente as folhas de salsinha.
Leve uma frigideira antiaderente (ou de ferro) ao fogo médio. Quando estiver bem quente, acrescente metade das vagens para chamuscar por 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem tostadas. Tempere com sal e pimenta a gosto, transfira para uma travessa e repita com o restante.
Passe os feijões-brancos por uma peneira e escorra bem a água. Transfira os grãos para uma tigela. Acrescente o molho, a salsinha picada e misture delicadamente. Sirva a seguir com as vagens chamuscadas.