Salada de couve-flor grelhada com agrião e molho tahine
A combinação de sabores é o elemento surpresa dessa salada. O tostadinho da couve-flor grelhada, o amargor na medida do agrião e a acidez somada ao sabor de castanha do molho formam um encontro único. Aliás, tahine e couve-flor formam uma dupla que sempre funciona.
No pilão, bata o dente de alho com uma pitada de sal até formar uma pastinha. Junte o tahine, o caldo de limão e misture bem. Acrescente a água, aos poucos, até ficar na consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado). Transfira para uma molheira e reserve.
PARA A SALADA
Ingredientes
1 couve-flor
1 maço de miniagrião
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Lave as folhas de agrião sob água corrente e transfira para uma tigela com água e o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos enquanto prepara a couve-flor grelhada.
Descarte as folhas e corte a couve-flor em floretes pequenos, do tamanho de um bocado. Transfira para uma tigela, lave sob água corrente e deixe escorrer bem a água numa peneira – quanto mais sequinhas estiverem, melhor para grelhar.
Leve uma frigideira média, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e junte quantos floretes couberem, sem amontoar um sobre o outro. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe dourar por 6 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para uma travessa e repita com o restante.
Retire as folhas de agrião da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue e seque bem as folhas numa centrífuga para salada. Misture o agrião aos floretes grelhados, regue com o molho e sirva a seguir.