A estrutura é inspirada na clássica caesar: folhas + frango + molho cremoso. Mas o sabor é incomparável. Resultado: uma salada-refeição, como a clássica ceasar, mas cheia de novidade na composição.
Comece o preparo pelo molho: numa tigela coloque a pasta de amendoim, o vinagre e 2 colheres (sopa) de óleo. Misture bem com um batedor de arame pequeno (ou garfo), até ficar liso. Junte a água, aos poucos, até atingir a consistência desejada (mais fluido ou mais encorpado, funciona bem dos dois jeitos).
Lave, seque e rasgue as folhas de couve com as mãos. Descasque e fatie as cebolas em meias-luas finas. Corte os filés de frango em fatias de cerca de 1 cm na diagonal.
Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de óleo e acrescente metade das fatias de frango. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato e repita com o restante. Reserve.
Mantenha a frigideira em fogo médio e regue com ¼ de xícara (chá) de óleo. Acrescente a cebola e deixe fritar por cerca de 10 minutos até ficar dourada e crocante - mexa de vez em quando para não queimar. Desligue o fogo e transfira para um prato forrado com papel toalha.
Numa travessa, misture as folhas de couve rasgadas com as fatias de frango douradas. Cubra com a cebola frita e sirva a seguir com o molho de amendoim.