Quanta alegria pode vir numa garfada só? Assim é com esta salada, que leva berinjela frita e um molho de iogurte com pimenta-síria pra ninguém botar defeito.
folhas de salsinha , hortelã, manjericão e coentro a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Lave, seque e corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento. Corte a parte mais fina em meias-luas de 1 cm de espessura. Quando chegar a parte mais larga da berinjela, corte ao meio novamente no sentido do comprimento e fatie as metades em pedaços de 1 cm. Transfira para uma peneira, misture 1 ½ colher (chá) de sal e deixe descansar por 10 minutos sobre uma tigela – isso diminui, quase elimina, o amargor da berinjela.
Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: lave e seque os pepinos, os tomates e as ervas frescas. Corte os pepinos em meias-luas de 0,5 cm de espessura; corte os tomates ao meio e pique as ervas grosseiramente.
Seque bem os pedaços de berinjela com um pano de prato limpo ou com papel-toalha. Leve uma panela pequena com o óleo ao fogo médio. Para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo ainda frio; quando acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel-toalha.
Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com uma escumadeira adicione algumas fatias de berinjela por vez, delicadamente. Deixe fritar, mexendo de vez em quando até dourar. Transfira para a travessa forrada e repita com o restante.
Deixe as berinjelas amornando enquanto prepara o molho: no pilão, bata o alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pastinha. Misture o iogurte, o azeite e a pimenta-síria. Adicione água filtrada aos poucos para deixar o molho na consistência desejada (mais fluido ou mais consistente).
Numa travessa grande, misture o pepino com o tomate. Cubra com a berinjela frita e salpique com as ervas frescas. Sirva a seguir com o molho de iogurte.