O truque para transformar uma saladinha de batata na melhor salada de batata que se pode comer está aqui: um ovo cozido mole, escorrendo sobre as batatas, só na hora de servir.
Com uma faquinha afiada, descasque as batatas. Numa panela média, coloque as batatas, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até as batatas ficarem macias. Enquanto isso, prepare o molho de mostarda (veja a receita a seguir).
Numa panela, leve o caldo de legumes ao fogo médio para aquecer.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água.
Transfira as batatas ainda quentes para um recipiente refratário. Com um garfo, amasse as batatas só um pouquinho. Adicione o caldo de vegetais quente e o molho de mostarda. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe esfriar.
Numa panelinha com água, coloque os ovos e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo, retire os ovos da água e descasque.
No recipiente com as batatas, acrescente a cebola-roxa, o endro e a cebolinha francesa picada. Quebre os ovos quentes sobre a salada. Sirva imediatamente.
Para o molho de mostarda
Ingredientes
2 colheres (sopa) de mostarda Ancienne (com sementes)
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
1 colher (chá) de açúcar
sal a gosto
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
½ colher (sopa) de caldo de limão
caldo de ½ laranja
5 colheres (sopa) de azeite
5 colheres (sopa) de óleo
Modo de preparo
Numa tigela, misture as mostardas, o sal, o açúcar, o vinagre, o suco de limão e o suco de laranja. Aos poucos, incorpore o óleo e o azeite de oliva, batendo com o batedor de arame até obter um molho consistente e homogêneo.