Acompanhamento perfeito de tantos preparos, esta salada leva maionese caseira e endro, erva que combina superbem com peixes. A batata bolinha deixa a apresentação mais bem cuidada.
Sob água corrente, lave as batatas com uma escovinha e mantenha a casca. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos - verifique se estão cozidas espetando com um garfo.
Passe as batatas para um escorredor e deixe esfriar.
Coloque um ovo numa panelinha, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando ferver, deixe cozinhar por 8 minutos. Escorra a água e deixe o ovo esfriar. Descasque, transfira a gema para uma tigela e descarte a clara.
Coloque um pano úmido sob a tigela para que ela não fique sambando enquanto você bate a mistura. Junte uma gema crua à gema cozida - e descarte a clara crua também. Amasse as gemas com um garfo. Misture o vinagre e a mostarda vigorosamente, com um batedor de arame.
Quando a mistura ficar pálida, acrescente o óleo em fio e continue batendo até formar a maionese.
Amasse o alho num pilão com o sal. Pique fino o endro. Misture os ingredientes à maionese e tempere com pimenta-do-reino.
Corte as batatas ao meio e transfira para uma tigela. Junte metade da maionese e misture delicadamente para não descascar as batatinhas. Se preferir uma salada mais cremosa, adicione a maionese aos poucos ou use o restante da maionese para outras preparações. Reserve na geladeira até a hora de servir.