Olha que dica boa: a caprese clássica vira uma refeição deliciosa e prática para levar de marmita phyna para o trabalho, é só colocar no pote! O fusili dá conta da dose de energia extra para a labuta.
½ xícara (chá) de macarrão fusili (ou outra massa curta de grano duro)
8 tomates sweet grape
8 minimuçarelas de búfala
1 xícara (chá) de minirrúcula
½ xícara (chá) de manjericão fresco
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
¼ de xícara (chá) de azeite
1 cubo de gelo
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Leve ao fogo alto uma panela pequena com água. Quando ferver, junte o macarrão e uma colher (chá) de sal. Misture e deixe cozinhar. Desligue o fogo 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem. Passe o macarrão por um escorredor e deixe esfriar.
Lave sob água corrente as folhas de rúcula e os tomates. Transfira as folhas para uma tigela com 1 litro de água e um bactericida da sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Retire as folhas da água em vez de escorrer - assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxague sob água corrente e seque bem.
Prepare o molho pesto. Lave e seque as folhas de manjericão. Descasque o dente de alho. No liquidificador, coloque as castanhas-de-caju, o manjericão, o dente de alho, o parmesão, o azeite e o gelo. Bata bem até triturar e tempere com sal e pimenta a gosto.
Separe um pote de vidro alto e monte a salada em camadas: coloque primeiro o molho pesto, em seguida os tomates, cubra com o macarrão, a muçarela de búfala e por último as folhas de rúcula. Tampe e mantenha na geladeira. Na hora de consumir, chacoalhe o pote para misturar o molho ou vire num prato.