Roseta de peixe no papilote para um
Papilote é só vantagem: o peixe fica macio e úmido, os aromas permanecem na trouxinha de alumínio e fica até mais fácil lavar a assadeira. Uma opção rápida (e deliciosa!) para o jantar durante a semana.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 2 filés de pescada branca (cerca de 80 g cada)
- 2 colheres (sopa) de vinho branco
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Separe alguns palitos de dente para a montagem das rosetas. Corte 1 pedaço de papel-alumínio de cerca de 50 cm.
- Tempere os filés de peixe com sal e pimenta a gosto. Para montar as rosetas: corte cada filé ao meio, no sentido do comprimento, formando duas tiras. Junte a ponta de uma com a ponta da outra para obter uma tira longa. Enrole a tira sobre ela mesma, moldando a roseta, e prenda com palitos de dente. Repita o processo com o outro filé para preparar 2 rosetas.
- Para montar o papilote: num prato fundo, coloque a folha de papel-alumínio, com a parte brilhante para cima, e regue o centro com um fio de azeite para o peixe não grudar. Transfira as duas rosetas para o alumínio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e com o vinho branco. Levante as extremidades do papel-alumínio e vá fechando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada — assim os líquidos não vazam. Ela deve ficar alta para o vapor circular e cozinhar o peixe por igual.
- Transfira o papilote para uma assadeira e leve ao forno para assar por 10 minutos — esse é o tempo certo para o peixe cozinhar e ainda ficar úmido. Retire do forno e abra o papilote com cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva a seguir com o caldinho que se formou na trouxinha.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- 1 porção