Rosbife com molho de figo e vinho com purê de batatas
Receita para impressionar os convidados (sem, para isso, passar o dia na cozinha). O forno faz a maior parte do trabalho. O molho fica aveludado e tem uma personalidade toda especial com o toque de geleia de figo. E o purê cremoso de acompanhamento... é bom demais.
Tem mais ideias aqui!
Para o rosbife
Ingredientes
- 750 g de filé mignon em peça para rosbife
- 1 colher (chá) de mostarda amarela em pó
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- 6 figos
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire a peça de filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos, enquanto o forno aquece.
- Numa tigela pequena, misture a páprica com a mostarda em pó. Disponha a peça de filé mignon na tábua e tempere com sal, pimenta e a mistura de mostarda com páprica. Regue com ½ colher (sopa) de azeite e espalhe bem com as mãos por toda a superfície da carne.
- Transfira o filé mignon para uma assadeira grande e leve ao forno para assar por 15 minutos. Após esse tempo, diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e deixe o rosbife no forno por mais 10 minutos para assar a carne com o interior bem vermelhinho (mal passada). Se quiser ao ponto, deixe assar por mais 5 minutos. Enquanto o rosbife assa, prepare o molho (veja a etapa de preparo do molho abaixo).
- Retire a assadeira do forno e deixe o rosbife descansar por 10 minutos antes de cortar – nesse período os sucos se redistribuem, deixando a carne mais suculenta. Enquanto isso, prepare os figos grelhados.
- Lave bem a casca dos figos sob água corrente. Seque e corte 3 figos ao meio e 3 figos em quartos. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Regue com um fio de azeite e disponha os figos com o lado cortado para baixo. Deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Sirva o rosbife com os figos grelhados e o molho.
Para o molho
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
- ¼ de xícara (chá) de geleia de figo
- ½ cebola
- 1 dente de alho
- 1 xícara (chá) de água
- ½ colher (sopa) de azeite
- 2 ramos de tomilho
- 6 grãos de pimenta-do-reino
- sal a gosto
- ½ colher (sopa) de manteiga gelada
Modo de preparo
- Descasque e fatie a cebola em meias-luas. Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descasque – nem precisa picar.
- Leve uma panela pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 2 minutos até ficar bem dourada. Junte o alho amassado, os ramos de tomilho e os grãos de pimenta-do-reino e mexa por 2 minutos para perfumar.
- Regue com a água e mexa bem raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Acrescente o vinho e deixe cozinhar por 5 minutos para formar um caldo saboroso.
- Com uma peneira, coe o caldo sobre uma tigela e volte à panela (nem precisa lavar). Misture bem a geleia de figo com um batedor de arames para dissolver. Mantenha a panela em fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos contados após a fervura – o molho reduz quase pela metade, fica mais espesso e brilhante. Para saber o ponto, mergulhe uma colher. Ela deve sair da panela com uma película brilhante de molho.
- Desligue o fogo, acrescente a manteiga gelada e mexa a panela, fazendo movimentos lentos e circulares para derreter bem devagar e deixar o molho mais encorpado. Sirva a seguir.
Caldo da assadeira
Caso tenha formado um pouco de caldo do rosbife na assadeira, misture ao molho na hora de servir. Ele ganha mais uma camada de sabor.
Geleia de figo caseira
Se quiser preparar o molho com a geleia de figo do Panelinha, antes de começar a receita, bata a geleia no processador.
Para o purê de batatas
Ingredientes
- 1 kg de batata
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- noz-moscada ralada a gosto
- sal a gosto
- 50 g de manteiga bem gelada
Modo de preparo
- Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela cubra com água e tempere com 1 colher (chá) de sal.
- Leve a panela com as batatas ao fogo alto. Quando começar a ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos ou até ficarem bem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
- Enquanto isso, coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer. Não precisa ferver o leite. O objetivo é que fique na mesma temperatura da batata – esse é um dos segredos para o purê não empelotar.
- Assim que estiverem cozidas, escorra bem as batatas – quanto mais secas estiverem melhor. Sobre a mesma panela (sem água), passe as batatas ainda quentes pelo espremedor.
- Volte a panela ao fogo médio e acrescente o leite, aos poucos, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Misture bem 2 colheres (sopa) de manteiga.
- Para um purê extra cremoso: corte 50 g de manteiga gelada em cubinhos. Transfira o purê para a batedeira e comece a bater, em velocidade baixa. Vá adicionando a manteiga, aos poucos, um cubinho de cada vez, batendo a cada adição. Sirva a seguir.
Olho na textura
Dependendo da variedade da batata (algumas são mais secas que outras) o purê fica cremoso antes do tempo e nem precisa de toda a quantidade de manteiga extra.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 4 porções