Só italiano para conseguir transformar água e peixe num prato cinco estrelas. Este delicado ensopadinho de peixe é de fácil preparo. Mas não se engane, o sabor é sofisticadíssimo!
Faça o pré-preparo: lave e seque o manjericão, a salsinha, a pimenta dedo-de-moça e os tomates; com uma faca, corte um X na base de cada tomatinho e esprema para extrair o excesso de sementes; descarte as pontas, retire as sementes com uma colher e fatie a pimenta dedo-de-moça em rodelinhas. LAVE BEM AS MÃOS! (É sério, pois se passar a mão nos olhos vai arder até a próxima encarnação).
Numa frigideira com borda alta (se preferir, você pode usar uma panela pequena), junte a água, 3 colheres (sopa) de azeite, a pimenta dedo-de-moça, as folhas de salsinha e os tomates. Tampe e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, junte ½ colher (chá) de sal e misture.
Tempere o peixe com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Adicione os medalhões à panela, tampe e deixe cozinhar por 4 minutos.
Enquanto isso, leve outra frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer em fogo médio. Regue com o restante do azeite e coloque as fatias de pão. Vire as fatias com uma espátula para dourar por igual. Desligue o fogo e mantenha os pães na frigideira para não esfriar.
Após os 4 minutos de cozimento, acrescente as folhas de manjericão e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Desligue o fogo.
No centro de um prato fundo, coloque os medalhões, regue com 1 xícara (chá) do líquido da panela e salpique com o restante das ervas. Sirva imediatamente com as torradas de pão italiano.