Risoto de linguiça com ervilha fresca e hortelã

Nesta receita, a cor verdejante vem da couve. Os sabores bem brasileiros vêm da combinação da verdura com a barriga de porco dourada. Tem ainda o perfume das raspinhas de limão e o crocante farofa de biscoito de polvilho com castanha. São várias camadas de sabor em um só risoto!
OBS.: a farofinha pode ser feita até 5 dias antes e armazenada num pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.
Você pode preparar todo o refogado e pré-cozinhar o arroz. Assim, na hora de receber os amigos, você deixa toda a cozinha arrumada para apenas finalizar o risoto na panela.
Após adicionar o vinho branco, acrescente metade do caldo quente (750 ml) de uma só vez e misture bem. Deixe cozinhar sem mexer até o caldo secar — isso leva cerca de 10 minutos. Espalhe o arroz pré-cozido numa assadeira grande, formando uma camada fina de arroz — assim ele esfria mais rápido. Leve à geladeira até a hora de finalizar (você pode fazer esse pré-cozimento no dia anterior).
Para finalizar o risoto: volte o risoto para a panela, adicione 1 xícara (chá) do caldo quente e mexa, em fogo médio, até aquecer. Vá acrescentando o restante do caldo, de concha em concha, até o risoto ficar no ponto. Termine o preparo como indicado no passo 9 da receita.
Para fazer uma versão vegetariana, sirva abobrinha grelhada em vez de barriga de porco. Corte 1 abobrinha em pedaços de 1,5 cm e doure em fogo médio, por cerca de 6 minutos, na frigideira antiaderente, com 2 colheres (chá) de azeite e temperada com sal e pimenta.