Risoto de gorgonzola e pera rápido na pressão
Esse risoto de pera e gorgonzola é especial e prático ao mesmo tempo. Feito com a agilidade da panela de pressão, cozinha em 3 minutos! Para acompanhar, a farofinha de pão com nozes faz aquela combinação clássica com as peras (são dois tipos, para dar um tcham a mais) e o gorgonzola. Para impressionar e ganhar elogios sem perder tempo!
Tem mais ideias aqui!
Para o risoto
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz para risoto
- 1 cebola
- 1 cenoura pequena
- ⅓ de xícara (chá) de salsão (talos e folhas)
- 1 minipera
- caldo de ½ limão
- 1 pera seca (30 g)
- ¼ de xícara (chá) de vinho branco
- 500 ml de água
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Faça o pré-preparo: descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Pique o talo de salsão em cubinhos. Corte a pera seca em cubos de 1 cm.
- Leve a panela de pressão sem a tampa ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura e o salsão e refogue por mais 2 minutos.
- Acrescente o arroz e misture bem para envolver todos os grãos com o azeite. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a pera seca picada, a cebola cravejada e a folha de salsão. Tempere com sal e pimenta a gosto, tampe a panela e aumente o fogo.
- Enquanto isso, lave e seque a minipera. Corte a fruta em cubos de 1 cm, descartando as sementes. Transfira para uma tigela pequena, regue com o caldo de limão para não escurecer e reserve (se quiser usar outra pêra, considere ½ xícara (chá) cortada em cubos).
- Assim que começar a sair vapor pela válvula da panela de pressão, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.
- Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
- Depois que todo o vapor sair, abra a tampa da panela. Com uma pinça, pesque e descarte a cebola cravejada e a folha de salsão. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso al dente — se necessário, vá regando com a água fervente para manter o risoto bem úmido. Se preferir, adicione a manteiga e deixe o risoto tampado com o fogo desligado enquanto separa os pratos e arruma a mesa, ele atinge o ponto sozinho com o calor residual da panela.
- Acrescente a manteiga, o queijo parmesão, o queijo gorgonzola e misture bem. Junte a minipera cortada com o caldo de limão e misture delicadamente para não desmanchar. Transfira o risoto para uma tigela e sirva a seguir com a farofinha de pão.
OBS: se não tiver minipera, pode usar ½ xícara (chá) de pera portuguesa cortada em cubos de 1 cm
Para a farofinha de pão com nozes
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de pão italiano amanhecido em pedaços (2 fatias grossas)
- ¼ de xícara (chá) de nozes
- 1 pera seca (30 g)
- ½ colher (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal
Modo de preparo
- Corte a pera seca em cubos de 0,5 cm. Pique grosseiramente as nozes.
- No liquidificador, coloque as fatias de pão rasgadas em pedaços médios. Junte 1 pitada de sal e bata no modo pulsar até formar uma farofa rústica – a ideia é ter pedaços irregulares de pão, o que deixa a farofa mais crocante. Se necessário misture com uma colher entre uma batida e outra.
- Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, junte o pão batido, as nozes picadas, a pera seca e deixe cozinhar por cerca de 6 minutos, mexendo de vez em quando, até dourar. Transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente antes de servir ou armazenar.
PODE ARMAZENAR
A farofinha permanece crocante por até 1 semana em pote com fechamento hermético em temperatura ambiente.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Pá-Pum
- Serve
- Até 2 porções