Coloque o caldo de legumes num fervedor e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.
Descasque e pique fino a cebola. Lave e seque os aspargos. Corte a ponta dos aspargos e reserve. Descarte a parte mais dura do talo e corte o restante em rodelas.
Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente. Acrescente as rodelas de aspargos e refogue por cerca de 2 minutos. Junte o arroz e refogue por mais 2 minutos para envolver bem os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
Regue com o vinho branco e misture bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo bem a cada adição.
Depois de 10 minutos, junte as pontas de aspargos e continue acrescentando o caldo, por mais 7 a 8 minutos, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente) e o risoto.
Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir.