Risoto com tomate assado na Air Fryer da Rita Lobo
Tomates assados que ficam adocicados e tostadinhos são o segredo deste risoto feito na panela de pressão. Uma receita prática, rápida e cheia de sabor, perfeita para surpreender no dia a dia.
Preaqueça a Air Fryer da linha Electrolux por Rita Lobo a 200 ºC e programe para assar por 20 minutos.
Lave, seque e corte os tomates em quartos, no sentido do comprimento. Transfira para uma tigela e tempere com o azeite, o tomilho debulhado, o sal e pimenta a gosto. Misture bem para envolver todos os pedaços.
Coloque os tomates na Air Fryer e deixe assar por cerca de 20 minutos, até ficarem com algumas pontas tostadinhas — não é preciso virar na metade do tempo. Enquanto isso, prepare o risoto.
PARA O RISOTO
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz para risoto
1 cebola
1 cenoura pequena
1 talo de salsão
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
¼ de xícara (chá) de vinho branco
500 ml de água
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
lascas de queijo parmesão a gosto para servir
folhas de manjericão a gosto para servir
Modo de preparo
Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos; pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe a cenoura na parte fina do ralador. Lave o salsão, reserve uma folha e pique o talo em cubinhos. Descasque e pique fino o alho.
Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura, o salsão, o alho e refogue por 2 minutos.
Acrescente o restante do azeite, junte o arroz e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água, a folha de salsão e a cebola cravejada. Tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta a gosto, misture, tampe a panela e aumente o fogo.
Assim que começar a sair vapor pela válvula, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo ideal para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.
Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com as válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
Abra a panela e, com a pinça, pegue a folha de salsão e a cebola cravejada. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 1 minuto, até o risoto ficar cremoso e al dente — se necessário, vá regando com a água fervente para manter o risoto úmido.
Adicione 10 pedaços de tomate assados ao risoto e misture bem — a ideia é desmanchar levemente os tomates para que passem sabor ao risoto. Por último, misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com o restante dos tomates assados, lascas de parmesão e folhas de manjericão.