Raiz de alho-poró frita

Raiz de alho-poró frita

As folhas do alho-poró você já usa em sopas, risotos e ensopados. Agora vai ver que as raízes também podem ser aproveitadas: depois de fritas, ficam bem crocantes. Dão textura e um sabor a mais risotos, sopas ou saladas. E ainda deixam o prato mais bonito.

Compartilhe
Ingredientes
  • raízes de 1 talo de alho-poró grande
  • 1 xícara (chá) de óleo
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Corte as raízes do alho-poró bem rente ao talo. Solte as raízes com as mãos, transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira e seque bem as raízes com um pano de prato – se elas estiverem molhadas, o óleo quente pode espirrar na hora de fritar.
  1. Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer – para saber a temperatura certa para fritar, coloque um palito de fósforo no óleo, quando acender, está no ponto. Forre uma prato com papel-toalha.
  2. Assim que o óleo estiver quente, frite as raízes em duas levas: com uma escumadeira, mergulhe metade das raízes e frite por cerca de 30 segundos – elas vão inflar levemente e dourar.
  3. Transfira as raízes fritas para o prato com papel-toalha e repita com o restante. Sirva sobre saladas, sopas, risotos ou como finalização de variados pratos.
Como adiantar o preparo

A raiz frita não pode ser congelada nem armazenada (perde a textura crocante). Mas você pode armazenar as raízes higienizadas, secas e cruas em um pote fechado na geladeira por até 5 dias. Aí na hora é só fritar.

Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Pá-Pum
Serve
Até 4 porções