Depois desta receita, ninguém vai poder dizer que um prato vegetariano é sem graça. Antes de entrarem na panela para incorporar os sabores do molho de tomate perfumado, os legumes ganham um toque tostadinho no forno. A polenta mole também não fica atrás: ela é turbinada com espinafre. Tem que provar!
2 latas de tomate italiano pelado em cubos (com o líquido)
1 pimentão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (chá) de vinho tinto
5 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de páprica defumada
½ colher (chá) de sementes de erva-doce
1 rama de canela
1 folha de louro
2 ramos de tomilho
2½ colheres (chá) de sal
raspas de 1 limão-siciliano
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Comece o preparo pelo molho: descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em quadrados de 0,5 cm.
Leve uma panela média ao fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Junte o pimentão e mexa por mais 2 minutos. Adicione o alho, a folha de louro e refogue por 1 minuto para perfumar. Acrescente o extrato de tomate e refogue por cerca de 5 minutos, até formar um queimadinho no fundo da panela. Tempere com 1½ colher (chá) de sal, a pimenta calabresa e a erva-doce.
Abaixe o fogo, acrescente o vinho e mexa bem com a espátula, raspando o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o tomate pelado, adicione a canela e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando, até formar um molho encorpado. Enquanto isso, asse os legumes.
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Lave sob água corrente e seque bem a abobrinha — quanto mais sequinha estiver, mais dourada ela ficará ao assar. Corte a abobrinha ao meio, no sentido da largura, separando a parte mais fina da parte grossa. Corte a parte fina em rodelas de 1 cm e a parte grossa em meias-luas de 1 cm. Descasque e corte a cenoura em meias-luas de 1 cm. Descasque e corte a abóbora em cubos de 2,5 cm (no total, você vai ter cerca de 2 xícaras [chá] de abóbora).
Numa tigela pequena, misture o azeite com 1 colher (chá) de sal e a páprica defumada — assim fica mais fácil para temperar os legumes de maneira uniforme.
Transfira os legumes cortados para uma assadeira grande, formando faixas — quanto mais espaçados estiverem, melhor para assar. Adicione os ramos de tomilho e regue com o azeite temperado.
Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até dourar — na metade do tempo, vire os legumes com uma espátula para que dourem por igual.
Misture os legumes assados no molho de tomate e finalize com as raspas de limão-siciliano. Reserve na panela mesmo para manter o molho aquecido e prepare a polenta.
PARA A POLENTA
Ingredientes
1½ xícara (chá) de polenta instantânea
2 xícaras (chá) de folhas de espinafre
7 xícaras (chá) de água (1,750 litro)
3 colheres (chá) de manteiga
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (chá) de sal
Modo de preparo
Numa tigela, lave bem as folhas de espinafre. Cubra com água e adicione o bactericida de sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Escorra a água do espinafre e enxágue as folhas.
Leve uma panela grande com a água ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo adicione o sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com o batedor de arame para não empelotar. Mexa por mais 3 minutos até que a polenta fique cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Desligue o fogo, adicione a manteiga, o queijo parmesão, as folhas de espinafre e misture bem — o espinafre vai cozinhar com o calor da polenta. Sirva a seguir com o ragu de legumes.