Polenta com ragu de frigideira e pimentões assados
Vai parecer que você passou hoooras no fogão, mas a verdade é que esta refeição completa e muito saborosa se vale de vários truques para chegar à mesa em 60 minutos. O ragu é preparado na frigideira: pá-pum. Os pimentões, macios, adocicados e ligeiramente chamuscados, vão ao forno e de lá saem praticamente prontos. A polenta? É instantânea!
Tem mais ideias aqui!
PARA OS PIMENTÕES ASSADOS
Ingredientes
- 2 pimentões vermelhos
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
- Lave, seque e espalhe os pimentões inteiros numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até a pele ficar tostada.
- Transfira os pimentões para uma tigela, tampe (ou cubra com filme) e deixe abafados por 10 minutos — a pele se solta e fica mais fácil para descascar. Enquanto isso, prepare o ragu.
- Para descascar os pimentões: puxe e descarte a pele deles — se quiser, raspe a pele com uma colher para tirar as partes mais grudadinhas.
- Corte os pimentões ao meio e descarte o cabo e as sementes. Fatie os pimentões em tiras de cerca de 1 cm, transfira para uma tigela e tempere com azeite, sal e pimenta a gosto. Reserve.
PODE GUARDAR
Você pode preparar os pimentões com antecedência e deixar já sem pele e sem sementes na geladeira por até 3 dias.
SOBRAS PLANEJADAS
Dá para entrar na cozinha uma vez e garantir várias refeições sem ter que começar do zero cada uma delas! Aproveite o forno e asse pimentões a mais para utilizar em outras receitas, como a salada de pimentão com feijão-branco, o crostini de pimentão com ricota ou o macarrão com molho romesco.
PARA O RAGU
Ingredientes
- 500 g de patinho moído
- ½ cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- ¼ de xícara (chá) de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de pimenta calabresa
- sal a gosto
- 2 ramos de manjericão
Modo de preparo
- Retire a carne moída da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes — se estiver gelada na hora de ir para a frigideira, a carne vai cozinhar no próprio vapor em vez de dourar.
- Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave e seque as folhas de manjericão.
- Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque metade da carne moída, em montinhos, distribuindo por todo o fundo da frigideira — assim ela doura melhor sem acumular água. Deixe cozinhar, sem mexer, por 1 minuto e vire com uma pinça para dourar o outro lado. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com azeite.
- Volte a primeira leva de carne para a frigideira, tempere com sal e polvilhe com a farinha de trigo. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula para desmanchar os pedaços de carne e dourar tudo por igual.
- Transfira a carne dourada para a tigela novamente e mantenha a frigideira em fogo médio. Regue com o azeite restante, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e a pimenta calabresa e mexa por 1 minuto para perfumar.
- Regue a frigideira com a água, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar o sabor do refogado e dissolver os queimadinhos da frigideira — eles dão mais sabor ao preparo.
- Acrescente o tomate pelado, tempere com 1 colher (chá) de sal e deixe cozinhar até ferver. Abaixe o fogo, volte a carne para a frigideira e deixe cozinhar por mais 2 minutos, para o molho encorpar levemente.
- Desligue o fogo e misture as folhas de manjericão. Tampe e reserve na frigideira enquanto prepara a polenta.
PODE CONGELAR
Armazenado em um pote bem fechado, o ragu dura até 3 meses no congelador.
PARA A POLENTA
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de polenta instantânea
- 5 xícaras (chá) de água
- 1 colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- ¾ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
- Leve uma panela grande com a água ao fogo alto. Assim que ferver, adicione o sal e abaixe o fogo para médio. Acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Atenção: o tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso necessário, cozinhe por mais alguns minutos.
- Desligue o fogo, misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com o ragu e os pimentões assados.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 6 porções