Sem querer a gente vai se acostumando a preparar as hortaliças sempre do mesmo jeito e, quando repara, o rabanete nunca sai da travessa de salada cortado em rodelas, coitado! Nesta receita, com um corte diferente e uma passada na frigideira, o rabanete se transforma em um acompanhamento surpreendente: perde o ardidinho e ganha mais maciez e uma superfície tostadinha.
Mantenha um pedaço do cabinho e lave os rabanetes com uma escovinha para legumes sob água corrente. Seque os rabanetes com um pano de prato — quanto mais sequinhos estiverem, melhor para grelhar, pois o azeite não vai espirrar na frigideira.
Corte os rabanetes ao meio; se estiverem muito grandes, corte em quartos.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque metade dos rabanetes para grelhar, com a parte cortada para baixo, um ao lado do outro, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar o outro lado por igual.
Transfira os rabanetes dourados para um prato e tempere com sal e pimenta a gosto. Repita o processo com a outra metade, regando a frigideira com o restante do azeite. Sirva a seguir.