O recheio de cebola, tahine, uva-passa, caldo de limão e pimenta-síria transforma o quibe de peixe em uma grande surpresa. Além de ser uma combinação de sabores incrível, ainda ajuda a deixar o quibe úmido. Experimente.
Numa tigela pequena, coloque as uvas-passas de molho no caldo de limão enquanto prepara os outros ingredientes. Descasque e corte as cebolas em cubos de 1 cm.
Leve uma frigideira grande com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 10 minutos até ficar bem macia, adocicada e começar a dourar (não precisa caramelizar).
Abaixe o fogo, tempere com a pimenta-síria, adicione as uvas-passas (com o caldo de limão) e misture bem. Junte as nozes e mexa por 1 minuto para absorver os sabores – não deixe o caldo de limão secar completamente, o recheio deve ficar úmido. Por último, misture o tahine, prove e ajuste o sal.
Transfira o recheio para uma tigela e reserve.
para a massa
Ingredientes
500 g de filé de saint peter (tilápia)
1 xícara (chá) de trigo fino (para quibe)
½ cebola
raspas de 1 limão-siciliano
¼ de xícara (chá) de folhas de hortelã
¼ de xícara (chá) de folhas de salsinha
5 colheres (sopa) de azeite
¼ de xícara (chá) de nozes tostadas picadas
1½ colher (chá) de sal
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com azeite um refratário retangular de 15 cm X 22 cm.
Em uma peneira forrada com um pano de prato limpo, lave o trigo sob água corrente. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água. Reserve.
Descasque, corte a cebola em pedaços grandes e transfira para o processador. Adicione 3 colheres (sopa) de azeite e bata até triturar bem a cebola.
Junte os filés de peixe cortados em 4 pedaços – assim você não precisa bater os peixes em excesso. Adicione as ervas, o sal e pimenta a gosto. Bata rapidamente até triturar o peixe – evite bater em excesso para não formar uma pasta. Atenção: caso seu processador seja pequeno, bata o peixe em 2 etapas.
Transfira o peixe batido para uma tigela, junte o trigo, as raspas de limão e misture bem com as mãos.
Com as mãos úmidas, espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme. Com uma colher, distribua o recheio sobre a base do quibe.
Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas para aplainar. Disponha sobre o recheio e pressione levemente, sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.
Com uma faca pequena, corte o quibe ainda cru na travessa: faça um corte ao meio, no sentido do comprimento da travessa e depois faça 4 cortes transversais formando 8 retângulos. Espalhe as nozes por cima do quibe e regue com 2 colheres (sopa) de azeite.
Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até assar por igual e começar a descolar das bordas. Sirva a seguir, acompanhado de salada de pepino com iogurte e salada de beterraba com tahine.