Em São Paulo é mandioquinha, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais é batata-baroa, e em algumas regiões do sul do país é batata-salsa. Aqui no Panelinha nós apelidamos esse tubérculo de a-estrela-do-melhor-purê-do-mundo. Se você não concorda, é porque ainda não experimentou esta receita.
Lave, descasque e corte as mandioquinhas ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em fatias de 1 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e tempere com 1 colher (chá) de sal.
Leve a panela ao fogo alto. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até que a mandioquinha fique macia — espete com um garfo para checar.
Desligue o fogo e passe a mandioquinha pelo escorredor. Volte a mandioquinha cozida para a panela (nem precisa lavar!). Com um amassador de legumes, amasse bem os pedaços de mandioquinha ainda quentes na panela (se preferir, passe a mandioquinha pelo espremedor de batatas).
Coloque o leite numa jarra e leve ao micro-ondas para aquecer por 30 segundos.
Volte a panela ao fogo médio e vá acrescentando o leite quente, mexendo bem com uma espátula, até formar um purê cremoso. Desligue o fogo e misture a manteiga até derreter. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir.