Um purê de abóbora daqueles que derretem na boca, bem lisinho e extra cremoso. O segredo? Pouca água no cozimento, mixer direto na panela e manteiga no final. Receita perfeita pra acompanhar carnes, frango ou peixe — um curinga cheio de sabor!
1 kg de abóbora japonesa com casca (cerca de 800 g descascada)
3 colheres (sopa) de manteiga
1 dente de alho
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de sal
noz-moscada ralada na hora a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descasque, descarte as sementes e corte a abóbora em cubos médios de cerca de 3 cm — não precisam ser perfeitos, mas o ideal é que tenham tamanho uniforme para cozinhar por igual. Descasque e pique fino o alho.
Numa panela grande, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho e refogue por 1 minuto, apenas para perfumar.
Adicione a abóbora, tempere com o sal, regue com a água e deixe cozinhar até ferver. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até a abóbora ficar bem macia — a quantidade de água é pequena mesmo, o que evita um purê aguado.
Desligue o fogo e, com o mixer, bata a abóbora ainda quente, direto na panela, até formar um purê bem lisinho e cremoso. Tempere com noz-moscada a gosto, junte a manteiga restante e misture bem até derreter. Prove e, se necessário, ajuste o sal. Sirva a seguir.