Pudim de tahine com crocante de gergelim

Pudim de tahine com crocante de gergelim

Ama pudim e ama uma novidade? Chega mais: com o tahine este pudim ganha um sabor único e fica mais denso, ou seja, delicioso. Quer arrasar ainda mais? Não deixe de servir com o crocante de gergelim.

Compartilhe

PARA O PUDIM

Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • ⅓ de xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e o tahine e misture bem.
  1. Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Deixe a massa do pudim descansar enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

PARA A CALDA

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • ⅓ de xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo
  1. Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 18 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.
  1. Numa panela média de borda alta, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula de silicone, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até que ela fique lisa.
  2. Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou uma luva térmica), segure e gire a fôrma devagar para caramelizar todo o fundo e a lateral. Deixe esfriar por cerca de 10 minutos — se você colocar a massa do pudim sobre o caramelo muito quente, ela pode se misturar ao caramelo.
  3. Despeje a massa do pudim na fôrma, também pelo cone central, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira, leve ao forno e, só então, adicione a água fervente para assar o pudim em banho-maria, até cobrir metade da fôrma do pudim.
  4. Deixe assar por cerca de 40 minutos. Enquanto isso, prepare o crocante de gergelim.
  5. Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve à geladeira para esfriar por pelo menos 4 horas antes de servir (se preferir, prepare com antecedência; o pudim pode ser mantido na geladeira por até 5 dias).
  6. Para desenformar: passe a base da fôrma sobre a chama do fogão, apenas para soltar a calda. Cubra a fôrma com um prato que tenha borda (para evitar que a calda escorra) e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir com o crocante de gergelim.

PARA O CROCANTE DE GERGELIM

Ingredientes
  • ¼ de xícara (chá) de gergelim branco torrado
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • óleo para untar
Modo de preparo
  1. Unte uma assadeira pequena com um pouco de óleo. Numa frigideira média, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula de silicone, até formar um caramelo dourado.
  1. Retire a panela do fogo, misture o gergelim e o sal e despeje na assadeira untada — caso endureça muito rápido, volte a panela ao fogo apenas para o caramelo amolecer e você conseguir transferir para a assadeira.
  2. Deixe o crocante esfriar completamente, até endurecer. Com as mãos, quebre o crocante em pedaços (se quiser fazer uma farofinha crocante, ou praliné, bata os pedaços no pilão).
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
Mais de 6 porções