Pudim de mandioca com cumaru (reaproveitamento)
Quem planeja as sobras ganha sobremesa! É só cozinhar mandioca a mais para adiantar o preparo deste pudim lisinho, cremoso e mais denso que a versão de leite, mas também mais leve que um pudim de pão. A mágica continua com uma calda muito prática e com o perfume das raspas de cumaru, semente aromática típica da Amazônia, que é conhecida como a baunilha brasileira.
Tem mais ideias aqui!
PARA A CALDA
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo
- Separe 8 forminhas lisas com capacidade para 150 ml. Leve uma chaleira com 1 litro de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e para assar o pudim em banho-maria.
- Numa panela média, leve o açúcar ao fogo médio para derreter, mexendo com uma espátula de silicone até que se forme um caramelo dourado. Desligue o fogo, meça ½ xícara (chá) de água fervente e, com cuidado, regue o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar; volte ao fogo médio e mexa com a espátula até ficar lisa novamente.
- Transfira a calda para as forminhas. Com um pano de prato, segure e gire uma de cada vez para untar as laterais com o caramelo. Repita o processo com todas as forminhas e reserve.
PARA O PUDIM
Ingredientes
- 1½ xícara (chá) de mandioca cozida, em temperatura ambiente
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- ¾ de xícara (chá) de açúcar
- semente de cumaru ralada na hora a gosto
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa).
- No liquidificador, coloque a mandioca cozida, o leite, o açúcar e as raspas de cumaru. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez antes de juntar aos ingredientes — se algum estiver estragado, você não perde toda a receita. Bata por 2 minutos, até que a mistura fique lisa e cremosa — não pare antes desse tempo, pois é aí que a mandioca deixa a base do pudim mais cremosa, o que é essencial para o resultado final da receita.
- Distribua a base do pudim nas forminhas com a calda, deixando cerca de 0,5 cm da borda livre.
- Coloque as forminhas dentro de uma assadeira, leve ao forno e preencha com água fervente até cobrir metade da altura das forminhas. Deixe assar por 35 minutos, até que a superfície infle levemente e fique firme.
- Retire a assadeira do forno e deixe esfriar os pudins, ainda em banho-maria, para que terminem de cozinhar com o calor residual da água. Remova as forminhas do banho-maria e leve à geladeira por, no mínimo, 3 horas (se preferir, prepare no dia anterior).
- Para desenformar: com cuidado, passe rapidamente o fundo da forminha pela chama do fogão; com a ponta de uma faca, descole a lateral do pudim da forminha; cubra com um prato e vire de uma só vez. Sirva a seguir.
NÃO PLANEJOU AS SOBRAS MAS QUER ESSE PUDIM?
Tá tudo certo! Esta receita de pudim de mandioca foi preparada com as sobras planejadas da mandioca assada com molho verde de coentro. Mas a gente ensina a fazer do zero. Tudo o que você precisa fazer é cozinhar a mandioca.
Coloque 200 g de mandioca crua descascada (cerca de dois pedaços de 8 cm de mandioca) na panela de pressão, cubra com água, tampe e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente, até que pare de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Escorra a água da mandioca cozida, descarte a fibra central dos pedaços e deixe que esfriem antes de preparar o pudim.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Mais de 2h
- Serve
- 8 porções