Numa panela, coloque o leite e o açúcar e misture bem, até dissolver o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 3 horas ou até que o líquido esteja reduzido à metade do volume inicial. Para evitar que o leite derrame, coloque um pires dentro da panela e deixe durante todo o cozimento.
Retire a calda de leite do fogo e passe por uma peneira. Deixe esfriar.
Coloque as gemas e o ovo numa tigela grande e bata com um batedor de arame por 3 minutos.
Separe 1 litro do doce de leite e adicione delicadamente em fio à mistura de ovos. Misture bem, até obter um creme homogêneo. Reserve.
Preaqueça o forno a 170 ºC (temperatura baixa).
Caramelize uma fôrma de pudim de 20 cm de diâmetro. Para isso, com uma luva ou pano, segure uma fôrma com açúcar sobre a chama do fogão. Vá virando a fôrma para o caramelo que se formar cobrir toda a lateral.
Transfira o creme para a fôrma caramelizada e cubra com papel-alumínio.
O pudim irá assar em banho-maria. Para isso, coloque a fôrma de pudim dentro de uma assadeira com um pouco de água. Leve ao forno e deixe assar por 1 hora e 30 minutos.
Quando o pudim estiver pronto, retire do forno com cuidado para não se queimar. Tire a fôrma do banho-maria e deixe esfriar. Depois de frio, leve o pudim à geladeira por no mínimo 3 horas.
Para desenformar o pudim, passe uma faquinha de ponta arredondada nas laterais da fôrma. Coloque a fôrma sobre a chama do fogão, com o fogo baixo. Deixe aquecer por 20 segundos. Isso fará com que o pudim saia mais facilmente. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez. Sirva a seguir.