Na culinária judaica, cozidos que levam frutas são chamados de tzimmes. Esta receita leva ameixas-pretas e legumes. O resultado: um suculento cozido de carne com um molho que mais lembra um néctar. Delicioso!
Sobre uma tábua, tempere a carne com sal e pimenta-do-reino.
Numa panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque a carne e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Transfira a carne da panela para uma tigela e reserve.
Mantenha a mesma panela no fogo (não é preciso lavar) e refogue a cebola picada até que ela fique macia. Transfira a carne para a panela, acrescente o vinho e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos com a panela tampada.
Abaixe o fogo, acrescente a água, a canela, a pimenta-da-jamaica, a noz-moscada, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 1 hora e meia. Se começar a secar, acrescente mais um pouco de água.
Enquanto a carne cozinha, lave muito bem as cenouras e as batatas sob água corrente com o auxílio de uma escovinha limpa.
Com uma faca afiada, descasque as batatas. Sobre uma tábua, corte as batatas em cubos e reserve. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas de 3 cm. Reserve.
Quando a carne estiver cozida, adicione as cenouras e deixe cozinhar por 5 minutos. Depois, acrescente as batatas e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Por último, adicione as ameixas e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e sirva imediatamente.