Nesta versão contemporânea da clássica sobremesa francesa poire belle Hélène, a pera ganha um banho de especiarias. A calda de chocolate também merece destaque: ela fica pronta num piscar de olhos!
Lave, seque e mantenha a casca das miniperas. Corte cada uma ao meio no sentido do comprimento.
Numa panela média misture a água, o caldo de limão e o açúcar. Bata levemente as bagas de cardamomo no pilão, apenas para abrir e liberar as sementes (se preferir, corte as pontas com uma faquinha). Junte à panela, acrescente a canela, os cravos e leve ao fogo médio.
Assim que a calda ferver, acrescente as miniperas e diminua o fogo. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15 minutos até que estejam cozidas, mas ainda firmes. Desligue o fogo e reserve.
Leve ao fogo médio uma frigideira grande (de preferência antiaderente). Assim que aquecer, adicione a manteiga e deixe derreter. Coloque as miniperas com o lado cortado para baixo e deixe por cerca de 5 minutos, até dourar. Transfira as peras douradas para um prato e sirva a seguir com a calda de chocolate. Obs.: guarde a calda em que as peras foram cozidas para outras receitas. Que tal usar para umedecer um bolo ou pavê?
PARA A CALDA
Ingredientes
100 g de chocolate picado (cerca de 1 xícara (chá))
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de mel
Modo de preparo
Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio para ferver. Ela vai servir de base para o banho-maria.
Pique o chocolate e transfira para uma tigela de vidro refratário. Encaixe sobre a panela com água fervente e diminua o fogo - a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate.
Junte o leite, o mel e misture com uma espátula até derreter e formar uma calda. Se quiser uma consistência mais fluida adicione mais leite, aos poucos, misturando com a espátula.
Retire a tigela do banho-maria e sirva a calda a seguir com as peras. Esta calda pode ser servida quente ou fria e dura até 1 semana armazenada num pote com fechamento hermético na geladeira.