Peixe confitado no azeite com limão e tomilho
Perfumado, úmido, com as lascas soltas. O peixe assado imerso no azeite é um escândalo. A receita é ideal para receber: o peixe deve ser servido em temperatura ambiente e pode ser preparado no dia anterior. Assim o anfitrião fica livre para curtir a festa. Ah, e o azeite, fundamental para o preparo, não é desperdiçado: pode perfumar outras preparações.
Tem mais ideias aqui!
Ingredientes
- 6 tranches de namorado sem pele ou 6 postas sem pele (cerca de 100g cada)
- 500 ml de azeite Andorinha
- tiras da casca de 1 limão siciliano
- 3 ramos de tomilho-limão
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino em grãos
- 1 colher (chá) de sementes de coentro
- 2 dentes de alho
- 400 g de tomate-cereja com rama (cerca de 2 ramos)
- ½ colher (chá) de páprica doce
- sal a gosto
- pão preto alemão para servir
Continua após patrocínio
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 100 ºC (temperatura baixa). Caso seu forno seja a gás, preaqueça na temperatura mais baixa possível.
- Lave e seque bem a casca do limão; com um descascador de legumes faça tiras longas da casca. Descasque e corte o alho em lâminas finas. Lave os tomates com cuidado para não tirar das ramas e escorra o excesso de água numa peneira.
- No pilão, bata as sementes de coentro e os grãos de pimenta apenas para quebrar. Transfira para uma uma frigideira pequena e leve ao fogo baixo para aquecer por 2 minutos, mexendo de vez em quando – para liberar o aroma das especiarias.
- Num refratário de 12 cm X 21 cm coloque as folhas de louro, os ramos de tomilho, as tiras da casca de limão, as especiarias e as lâminas de alho, formando uma cama para o peixe. Tempere as tranches com 1 colher (chá) de sal, disponha uma ao lado da outra no refratário e regue com o azeite para que o peixe fique completamente imerso. Atenção: para a técnica de confitar, é importante que o peixe fique imerso no azeite; por isso, quanto menor for o refratário, melhor. O espaço entre cada tranche deve ser cerca de 1 cm apenas.
- Numa assadeira pequena (ou outro refratário), coloque as ramas de tomate-cereja, tempere com a páprica, sal e pimenta a gosto e 1 colher (sopa) de azeite.
- Leve o peixe e os tomates ao forno para assar por cerca de 40 minutos. Caso esteja utilizando um forno a gás, coloque uma colher de pau entre a porta e o forno para garantir que o peixe seja assado em baixa temperatura. Para saber se o peixe está no ponto, verifique: ele ganha uma coloração opaca e fica macio ao toque, observe se existem bolinhas na superfície do peixe (isso é a albumina, uma proteína do peixe que indica seu cozimento). Caso tenha um termômetro, a temperatura interna deve ser 50 ºC.
- Retire apenas a assadeira do peixe do forno, desligue e feche a porta. O tomate vai terminar de assar no calor residual do forno, para ficar macio.
- Espere o peixe esfriar antes de cobrir e levar à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior). Leve os tomates assados também para a geladeira.
- Para servir: retire o peixe da geladeira 30 minutos antes de servir – assim a carne fica mais macia. Com uma pinça, transfira as tranches para um refratário junto com as tiras da casca de limão, os rmaos de tomilho, as folhas de louro e os tomates assados. Regue tudo com um pouco do azeite aromatizado e sirva com pão preto alemão e molho de iogurte com tahine.
Não achou namorado?
Pode usar outro peixe firme cortado em tranches, vale robalo, badejo e bacalhau fresco.
SEM DESPERDÍCIO
Não jogue fora o azeite aromatizado resultante do preparo! Além de parte dele ser servido com o peixe, o restante pode ser coado e armazenado na geladeira por até 15 dias para ser usado em outras receitas. Experimente num macarrão alho e óleo, em refogados ou até temperar saladas e assar legumes.
- Autor
- Panelinha
- Tempo de preparo
- Até 1h
- Serve
- Até 6 porções