Arroz, feijão, carne moída e salada de chuchu: o clássico pê-efe ganha novos sabores nesta combinação. O arroz leva agrião, o feijão é temperado com cominho, a carne moída ganha um toque de canela e o chuchu fica fresco e picante com limão e pimenta dedo-de-moça.

Compartilhe

PARA A SALADA DE CHUCHU

Ingredientes
  • 3 chuchus (cerca de 500 g)
  • ½ cebola-roxa
  • 1 pimenta dedo-de-moça
  • 1 dente de alho
  • 1 litro de água
  • caldo de 1 limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 3 ramos de salsinha
  • sal
Continua após patrocínio
Modo de preparo
  1. Descasque, lave e seque bem os chuchus com um pano de prato — assim eles não escorregam na hora de cortar. Corte cada chuchu ao meio, no sentido do comprimento, e, com uma colher, retire e descarte as sementes. Corte cada metade novamente ao meio, no sentido do comprimento, para formar 4 gomos. Corte cada gomo na diagonal em 3 pedaços de cerca de 4 cm. Com a lateral da faca, amasse e descasque o dente de alho.
  1. Transfira o chuchu para a panela de pressão elétrica, cubra com a água, adicione o alho e o louro e tempere com 2 colheres (chá) de sal. Tampe a panela, ajuste a válvula e programe para cozinhar na pressão por 3 minutos.
  2. Enquanto o chuchu cozinha, prepare o restante dos ingredientes. Descasque e corte a cebola-roxa em fatias finas no sentido do comprimento. Transfira para uma tigela, cubra com água, adicione cubos de gelo e deixe de molho por 10 minutos — assim ela permanece crocante e perde um pouco do ardor.
  3. Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio no sentido do comprimento. Com a ponta de uma colher, retire e descarte as sementes. Fatie fino cada metade. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
  4. Passado os 3 minutos, desligue a panela e ajuste a válvula para liberar a pressão — não espere o vapor sair naturalmente, pois, nesse tempo, o chuchu pode passar do ponto e ficar mole demais para a salada.
  5. Escorra a água do chuchu e transfira para uma tigela (descarte o alho e o louro). Escorra também a água da cebola e junte ao chuchu. Adicione a pimenta e a salsinha, tempere com o caldo de limão, o azeite e sal a gosto. Leve à geladeira para esfriar enquanto prepara a carne moída.

OBS.: se preferir, você pode servir a salada de chuchu morna — também fica uma delícia.

DICA DE PLANEJAMENTO

Você pode cozinhar o chuchu com antecedência e manter na geladeira por até 3 dias. Na hora de servir, é só temperar.

PARA A CARNE MOÍDA

Ingredientes
  • 500 g de carne moída (acém ou patinho)
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • ½ xícara (chá) de água fervente
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 5 ramos de salsinha
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • feijão-carioca com cominho para servir
  • arroz com agrião para servir
Modo de preparo
  1. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 0,5 cm. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
  1. Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e coloque a carne em montinhos; tempere com sal e pimenta e deixe dourar sem mexer por cerca de 5 minutos — assim, a carne moída ganha cor e sabor sem soltar água.
  2. Adicione o restante do azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e a canela e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo bem para desmanchar a carne, até a cebola ficar macia. Junte o alho e refogue por 1 minuto para perfumar.
  3. Regue com a água fervente aos poucos, mexendo bem com a espátula para dissolver os queimadinhos do fundo da frigideira e a carne ficar bem úmida. Desligue o fogo, misture a salsinha e sirva com a salada de chuchu, arroz com agrião e feijão-carioca com cominho.
Autor
Panelinha
Tempo de preparo
Mais de 2h
Serve
Até 4 porções