No arroz, raspas de limão. No feijão, salsão. Na abobrinha, carne moída temperada com muitas especiarias. É sabor extra a cada garfada neste pê-efe sob medida para variar o cardápio da semana.
No dia anterior, coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela, regue com 4 xícaras (chá) de água e cubra com um prato. Deixe o feijão de molho por 12 horas e troque a água uma vez neste período - o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.
Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com 6 xícaras (chá) de água e junte as folhas de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
Passados os 10 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.
Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e o salsão e tempere com uma pitada de sal. Refogue por 3 minutos até murchar, adicione o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Acrescente 2 conchas do feijão cozido (com caldo), misture e amasse os grãos com a espátula - esse purê ajuda a engrossar o caldo.
Junte o restante do feijão cozido (com o caldo) e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando até o caldo engrossar - o tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Desligue o fogo e prepare as abobrinhas e o arroz.
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Retire a carne da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes.
Com uma escovinha para legumes lave bem as abobrinhas sob água corrente. Seque e corte cada abobrinha ao meio no sentido do comprimento. Com uma colher de sobremesa retire o miolo das abobrinhas, deixando uma borda de cerca de 0,5 cm da casca - assim as abobrinhas ficam no formato de uma canoa para rechear.
Transfira as abobrinhas para uma assadeira, com a cavidade voltada para cima. Sobre a tábua, pique fino o miolo das abobrinhas - será usado no recheio. Descasque e pique fino a cebola e o alho.
Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer regue com 3 colheres (sopa) de azeite, junte a carne moída e polvilhe com a farinha de trigo. Misture, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para soltar e dourar a carne por igual.
Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola e o miolo da abobrinha picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte o alho, a canela, a páprica e a pimenta síria e misture bem por 1 minuto.
Regue com a água e misture, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor ao recheio. Volte a carne para a panela e misture bem - o recheio deve ficar ainda úmido. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino.
Tempere o interior das abobrinhas com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Com uma colher, distribua o recheio de carne nas cavidades de cada abobrinha e regue com um fio de azeite.
Numa tigela pequena, misture a farinha de rosca com o queijo ralado. Polvilhe sobre cada abobrinha e leve a assadeira ao forno preaquecido. Deixe assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Enquanto isso, prepare o arroz.
Para o arroz
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de água fervente
1 colher (sopa) de azeite
½ cebola picada fino
1 folha de louro
½ colher (chá) de sal
raspas de 1 limão-taiti
Modo de preparo
Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente a folha de louro, o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto - isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
Regue o arroz com a água fervente, tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio. Não mexa mais. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água - para verificar se a água secou, fure os grãos com um garfo até conseguir ver o fundo da panela.
Desligue o fogo, junte as raspas de limão e tampe a panela. Deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por 5 minutos. Solte os grãos com um garfo, misturando as raspas de limão; transfira para uma tigela e sirva a seguir acompanhado do feijão e da abobrinha recheada.